Descubra como manter os pets hidratados e fresquinhos no verão - Imagem: Reprodução
Descubra como manter os pets hidratados e fresquinhos no verão – Imagem: Reprodução

Com informações do Alto Astral

Com a chegada do verão algumas regiões do Brasil sofrerão com altas temperaturas. Por isso, além de se cuidar, é muito importante dedicar um cuidado especial ao seu pet e evitar que ele sofra problemas de saúde relacionados ao calor.

O adestrador e especialista em comportamento animal, Pedro Henrique Baccar, alerta que é muito importante prestar atenção nos pets durantes períodos de altas temperaturas. O motivo é o fato dos animais como cães e gatos possuírem uma maior dificuldade em regular a temperatura do corpo.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Veja a seguir quais o sinais que seu bichinho pode dar que indicam o superaquecimento:

  • Respiração ofegante excessiva
  • Cansaço fora do normal
  • Salivação densa
  • Gengivas e língua com coloração avermelhada ou azulada
  • Letargia, vômitos ou até desmaios

Na presença de algum desses sintomas é fundamental levar seu pet a um veterinário para que ele receber os devidos cuidados o mais rápido possível.

Henrique Baccar recomenda as seguintes medidas simples para garantir o bem-estar dos bichinhos no verão:

Ofereça água fresca constantemente

Um dos principais cuidados com os pets no calor é manter uma tigela cheia de água limpa e fresca sempre à disposição deles. Para que ela fique gelada por mais tempo, coloque alguns cubos de gelo junto.

Evite atividades físicas intensas

Priorize passeios curtos e em horários de menor calor, como no início da manhã ou no final da tarde. Proteja as patas do animal, evitando superfícies quentes que podem causar queimaduras.

Garanta um espaço fresco e sombreado

Ofereça um ambiente ventilado e protegido do sol. Caso o pet fique dentro de casa, utilize ventiladores ou ar-condicionado para maior conforto.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Jamais deixe o pet dentro do carro

Você já deve ter ouvido histórias de pets que foram deixados dentro do carro enquanto os tutores iam a algum lugar e acabaram tendo algum problema de saúde ou mesmo falecendo, não é mesmo? E vale lembrar que algum problema pode acontecer mesmo se forem apenas alguns minutos, então todo cuidado é pouco.

Fique de olho nos sinais de superaquecimento

Ao perceber mudanças no comportamento do seu pet, como cansaço extremo ou respiração pesada, tome providências imediatas para refrescá-lo.