Recém-nascida é encontrada viva em latão de lixo por garis - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Com informações do Metrópoles

Um ato de crueldade chocou a zona norte do Rio de Janeiro na madrugada desta terça-feira (1). Servidores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) encontraram uma recém-nascida abandonada dentro de uma lata de lixo, entre os bairros de Quintino e Cascadura. A criança foi levada ao Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, onde permanece internada em estado estável.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O resgate

Registros compartilhados por garis em grupos de WhatsApp mostram o momento do achado. Nas imagens, é possível ver a menina enrolada em uma pequena manta sendo segurada por um dos trabalhadores. Por pouco, a bebê seria compactada pelo caminhão de coleta.

“Pessoal joga no lixo, cara. No lixo! O ser humano, cara. Pessoal sem responsabilidade”, desabafou um dos garis envolvidos no resgate.

Atendimento e investigação

De acordo com a Polícia Militar, equipes do 9° BPM (Rocha Miranda) foram acionadas e encaminharam a recém-nascida para receber os cuidados necessários. O caso foi registrado na 40ª Delegacia de Polícia (Honório Gurgel).

Em nota oficial, a Comlurb informou que “a bebê segue recebendo os cuidados indicados pelas equipes médica e multiprofissional do hospital” e que o Conselho Tutelar e a Vara da Infância já foram comunicados sobre o ocorrido.

“A Comlurb lamenta que um bebê tenha sido abandonado nessas condições e parabeniza seus colaboradores pela atuação exemplar no caso”, destacou a empresa no comunicado.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) caracteriza o abandono de incapaz como crime, com pena de seis meses a três anos de detenção. Desde 2020, a Lei da Entrega Legal (13.509/17) permite que mães entreguem seus filhos para adoção de forma segura em unidades de saúde, evitando situações como esta.

A polícia segue investigando o caso para identificar os responsáveis pelo abandono da recém-nascida.