
Com informações do g1
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (3) que o país não possui atualmente o volume ideal de armamentos de ponta que gostaria. Apesar disso, afirmou que os estoques de armas de médio e médio-alto alcance seriam suficientes para sustentar conflitos por tempo prolongado.
Segundo Trump, o país dispõe de um “suprimento praticamente ilimitado” desse tipo de equipamento. “Como me foi dito hoje, temos um suprimento praticamente ilimitado dessas armas. Guerras podem ser travadas ‘para sempre’ e com muito sucesso, usando apenas esses suprimentos (que são melhores do que as melhores armas de outros países!)”, escreveu em publicação na rede Truth Social.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
O republicano atribuiu a redução dos estoques de armamentos mais sofisticados às doações realizadas pelo ex-presidente Joe Biden ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante o conflito com a Rússia.
“O sonolento Joe Biden gastou todo o seu tempo e o dinheiro do nosso país dando tudo para P.T. Barnum (Zelensky!) da Ucrânia — centenas de bilhões de dólares em armamento — e, embora tenha doado grande parte do armamento de ponta (de graça!), não se preocupou em repô-lo”, afirmou.
Ao comparar Zelensky a P. T. Barnum — empresário americano do século XIX conhecido como “príncipe das falcatruas” e retratado no filme O Rei do Show (2017) — Trump reforçou o tom crítico às decisões da gestão anterior.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Ofensiva no Irã
As declarações ocorrem em meio à escalada militar envolvendo o Irã. Na segunda-feira (2), Trump defendeu os ataques contra o regime iraniano e classificou a ação como a “última e melhor chance de eliminar a ameaça do regime iraniano”. Segundo ele, o conflito pode durar “quatro ou cinco semanas, ou mais”.
O presidente afirmou que a meta da ofensiva é destruir mísseis, desmantelar a Marinha iraniana e interromper as “ambições nucleares” do país, além de conter o financiamento de grupos considerados terroristas por Washington.
Trump também sinalizou que não pretende retomar negociações com Teerã, mesmo após semanas de diálogo entre os dois países sobre um possível acordo de não proliferação nuclear. “Não dá para lidar com essas pessoas”, declarou durante cerimônia na Casa Branca de entrega de medalhas a veteranos das guerras do Vietnã e do Afeganistão.
Até esta terça-feira, seis militares norte-americanos tiveram as mortes confirmadas pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, em meio à atual ofensiva.