O percentual de casos de estelionatos registrados nos primeiros dois meses deste ano (36 casos) cresceu 260% em comparação com o volume de ocorrências em janeiro e fevereiro de 2013 (10 casos), segundo dados da Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada. Os números repassados ao FAROL revelam que este crime tem gerado grande preocupação entre as autoridades, especialmente, pela dificuldade de identificá-lo no momento em que é aplicado.
Muitas das vítimas na Capital do Xaxado são idosos ou agricultores, considerados mais frágeis pelos bandidos. Eles estão agindo, principalmente, nas chamadas “saidinhas de banco”. Melânia Nogueira, moradora da zona rural, foi uma das vítimas. A polícia disse que ela acabou caindo no golpe após sacar R$ 2 mil de uma agência bancária quando foi abordada no centro da cidade, próximo ao Mercado Municipal, na Avenida Enock Ignácio de Oliveira.
“Este caso aconteceu na última terça-feira e os bandidos levaram além do dinheiro a bolsa dela com cartões de crédito e celular. Neste golpe, um dos estelionatários finge que deixou cair um objeto no chão, que ele diz ser de grande valor, daí a vítima vê e avisa. Aí começa tudo: porque eles não agem sozinhos, sempre aparece mais um ou dois para elogiar a pessoa que ‘achou’ o objeto e acabam incentivando-a a cair na conversa do golpista”, esclarece o comissário de polícia, Cornélio Pedro.
INVESTIGAÇÃO E PRISÕES
Cornélio lembra que a Polícia Civil em Serra Talhada está investigando a atuação de grupos que estão agindo na região, escolhendo a Capital do Xaxado e municípios vizinhos como alvos prioritários. Suspeitos estão sendo identificados com a ajuda de imagens de câmeras de segurança. Na última quarta-feira (9), um trio de golpistas foi preso em Arcoverde. “Eles são os mesmos que roubaram a agricultora Melânia Nogueira em Serra Talhada”, informou Cornélio Pedro.
O policial conta que os suspeitos observavam as vítimas dentro das agências bancárias e em seguida as abordavam na rua. Com eles, a polícia apreendeu um carro e mais de R$ 5 mil, resultantes de golpes. Após a divulgação das fotos dos estelionatários, a equipe de investigação da Polícia Civil de Serra Talhada conseguiu confirmá-los como autores do golpe contra a agricultora Melânia Nogueira mediante imagens de câmeras de estabelecimentos comerciais localizados próximos ao mercado municipal.
“Pedimos a ajuda da imprensa que publique a fotos deles para que a população que sofreu golpes parecidos em Serra Talhada possa, se for o caso, reconhecê-los também e venha prestar queixa aqui na delegacia”, avisou o comissário de polícia Cornélio Pedro.
Foto enviada pela Polícia Civil

1 comentário em ESTELIONATO: Em 2014, percentual de casos cresce mais de 200% em ST