A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) aprovou, nessa segunda-feira (14) o Projeto de Lei 007/2014, enviado pelo prefeito Luciano Duque (PT), que regulamenta a contratação de 215 cargos comissionados na Secretaria de Educação.
O placar foi de 7 votos a 3 e teve um gostinho especial para Duque, que acabou derrotando o vereador Sinézio Rodrigues (PT) em um dos pontos desta questão.
Pelo projeto, os contratos têm um prazo de um ano com direito a renovação pelo igual período. Mas uma emenda lançada pelo vereador Sinézio Rodrigues, que contou com o apoio dos vereadores Cição (PRP), Márcio Oliveira (PTN) e Leirson Magalhães (PSB), não autorizava a renovação dos contratos.
“Respeito a posição dos vereadores, tenho que entender a posição de cada um. Fiz o meu papel. Eu acho que a maioria dos cargos que estão para contratar são do quadro efetivo, portanto deveriam ser ocupados por concurso, uma vez que não foi colocado do último concurso público”, disse Sinézio, afirmando que sempre defendeu concurso público para os 215 cargos e lamentando a derrota da emenda.
“Entendo que o governo poderia muito bem utilizar boa parte dos servidores da Secretaria de Obras do penúltimo concurso do município para aproveitar na Educação, evitando essas contratações”.
VOTO DE CONSCIÊNCIA
Após o resultado da votação, o desconforto coma vitória do governo ficou visível no rosto dos vereadores da oposição. Já o petista Sinézio Rodrigues fez questão de ressaltar que votou de acordo com a sua consciência.
“Não tinha cabimento a gente ter a emenda derrotada, que a gente teria que modificar o projeto, e votar o projeto como está na íntegra. As outras contratações, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria da Mulher, nós votamos à favor porque são programas específicos do Governo Federal e um deles em parceria com o Governo do Estado; portanto, diferente do caso da Educação. Compreendo quem votou contra, quero ser compreendido também e essa é a posição do vereador que vota de acordo com a sua consciência”, lamentou o vereador do PT.
19 comentários em LEGISLATIVO: CMST aprova projeto de Duque que garante mais de 200 contratos na educação