Cargos ComissionadosEnquanto a bancada de oposição ‘bate cabeça’ em busca do nome ideal para chapa, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), tem a sua disposição um ‘exército’ de cargos comissionados que já trabalha pela reeleição do petista, e por tabela; tenta garantir os seus salários num possível segundo mandato do PT.

De acordo com levantamento realizado pelo FAROL baseado em números do Portal da Transparência Municipal (PTM), em novembro do ano passado, 235 servidores tiveram salários depositados em suas contas e permanecem na folha.

Na prática, são estes comissionados que lotam as inaugurações nos bairros e participam das prestações de contas do governo na Câmara de Vereadores. Todos mobilizados via redes sociais. Neste ano eleitoral, não participar de qualquer evento planejado pelo prefeito pode ser uma falta grave. Alguns encontram-se insatisfeitos porque estão com salários atrasados. Entretanto, faltar a um evento deste porte pode ser símbolo de alinhamento com a oposição.

No dia a dia, muitos dos comissionados ficam postados nas redes sociais fazendo a defesa do governo e recebem parabéns quando chegam ao local de trabalho. Aliás, esta tática de defesa do governo é diária.

O “Exército de Duque” é disciplinado e carrega nomenclaturas que não estão muito claras a população. Como por exemplo, os cargos de Ouvidor Geral do Município, Diretor de Articulação e Mobilização, Assessor Especial de Gabinete, Diretor de Fomento e Inovação e Administrador de Articulação Social, entre outros, que recebem dinheiro público mensalmente, mas com pouca visibilidade nas comunidades. Os salários variam entre R$ 800 a pouco mais de R$ 6 mil, com os descontos. Toda esta turma, além de muitos que recebem via empenho e na folha, já vivem em clima de campanha eleitoral em Serra Talhada.