Publicado às 05h04 desta segunda-feira (8)

Ser mulher, no contexto atual, é ser resistência, ser força, ser coragem, ser equilíbrio, ser ela mesma, ser e estar onde seus sonhos a colocarem porque a força que necessita para alcançá-los está no íntimo do seu ser. Ser e acreditar que ela pode, que ela é quem quiser ser, mesmo diante de uma sociedade que ainda subjuga-a constantemente.

É com essa força feminina que neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Farol homenageia as mulheres, sobretudo as serra-talhadenses, através da grande figura, símbolo de representatividade feminina, de luta e de apoio contra o câncer, Dorotéia Nogueira, a Cangaceira Rosa. Através de suas lutas contra o câncer de mama e cura, Dorotéia viu a necessidade de criar uma rede de apoio as pacientes oncológicas e criou o projeto ”Maria Amiga do Peito: Uma Cangaceira Rosa” junto com o projeto criou a personagem que tanto marca a militância contra o câncer quanto força da mulher sertaneja.

Desde então, a Cangaceira Rosa atua em campanhas contra o câncer de mama, inclusive participou de campanhas do Instituto Avon, desfilou no Galo da Madrugada, em Recife, na edição de 2019, também desfilhou na escola do Rio de Janeiro, Unidos da Vila Isabel em 2017 e foi modelo da Campanha Outubro Rosa de 2014 da prefeitura de Serra Talhada.

Dorotéia tem feito esse trabalho de apoio e conscientização não apenas no mês da mulher, mas no mês das mães, São João, dezembro, ou seja, faz campanhas durante o ano todo inspirando outras mulheres e passando a mensagem que com força e fé é possível vencer todas as dificuldades inclusive o câncer.

Para ela, o lema sempre é ” SE EU QUERO, EU POSSO, EU REALIZO!” Devemos ser guerreiras e alimentar pensamentos positivos. A Cangaceira Rosa presta homenagem à mulher desejando: ” Que todas as mulheres sejam resistentes as dificuldades da vida, pois não há vitórias e conquistas sem lutas. Feliz dia das mulheres!