Streaming é uma palavra do inglês que quer dizer fluxo contínuo. Neste artigo vamos falar sobre os serviços de streaming mais populares, isto é, Netflix, Amazon Prime, HBO MAX e etc. Algumas pessoas também conhecem essa tecnologia como streaming de mídia.

Em resumo, streaming de mídia é a multimídia que é entregue e consumida de forma contínua a partir de uma fonte.

Como eles disponibilizam os filmes

Talvez o mais importante que você queira saber sobre os serviços de streaming é como eles disponibilizam os filmes. Afinal, porque alguns filmes estão em um serviço e outros não? Como vou saber qual filme vai estar disponível?

Bom, essas perguntas são válidas, mas o mais importante é entender o modelo de negócio dos streamings. Basicamente, empresas como a Netflix compram os direitos de transmissão dos filmes direto da mão dos produtores. Ao menos este era o modelo de negócios inicial. Com o passar do tempo, essas empresas ficaram tão grandes que começaram a produzir os próprios filmes.

O problema com este modelo de negócios é que quando um serviço de streaming compra os direitos de transmissão de um filme ou série, muitas vezes eles aceitam um contrato que envolve apenas alguns países. Isto é, as empresas de streaming só podem transmitir certos conteúdos para países específicos. Isso pode ser bastante frustrante para algumas pessoas.

Veja também:   Novo golpe do Whatsapp promete saque de R$ 50 no Dia dos Pais

A boa notícia é que há uma forma de burlar isso. Com a ajuda de um software VPN, você pode camuflar a sua localização geográfica e aparecer como se estivesse em outro país para o serviço de streaming. Por exemplo, um bom VPN para Netflix vai mostrar que você está nos Estados Unidos da América. Dessa forma, você terá acesso aos filmes exclusivos dos EUA mesmo estando no Brasil.

Um software VPN serve para muito mais do que mudar sua posição geográfica na internet. Na verdade, ele foi projetado para a privacidade das pessoas. Inclusive, ele é bastante usado no meio empresarial por pessoas que precisam do máximo de privacidade possível pois estão lidando com dados sensíveis.

É claro que esse tipo de software pode ser usado por pessoas comuns. Inclusive, você pode baixá-los gratuitamente ou comprar as versões pagas se assim desejar.

Veja também:   Ela disse não a uma herança de 22 bilhões; conheça a sua história

A Netflix

A Netflix é provavelmente o nome mais conhecido quando o assunto é serviços de streaming. Não é para menos, afinal de contas, esta foi uma das primeiras empresas com a proposta de levar filmes legais para o conforto das casas das pessoas. A empresa começou de forma modesta em 1997 e com o tempo se transformou em uma empresa que vale bilhões de dólares.

A guerra dos streamings

A Netflix passou longe de estabelecer um monopólio nos serviços de streaming de filmes e séries. Não demorou muito para várias empresas começaram a oferecer seus próprios serviços. No final das contas isso é bom pois acaba criando um pouco de competição. Isto quer dizer que as empresas acabam competindo para criar conteúdo melhores e para oferecer o melhor serviço possível.

O streaming está matando o cinema?

Bom, essa é uma discussão válida. A verdade é que algumas produções cinematográficas estão literalmente virando caso de justiça por causa dos serviços de streaming. O que acontece é que algumas pessoas acreditam que colocar um filme no streaming vai reduzir os lucros com a bilheteria.

Veja também:   UE propõe significativa concessão ao Irã, para reavivar acordo nuclear

Pode parecer uma coisa óbvia, mas os produtores de cinema estão tendo bastante problemas com isso. As pessoas responsáveis pela criação dos filmes estão passando por tempos difíceis para definir quando é o melhor momento para colocar um filme nos streamings e muitas vezes isso acaba indo parar na justiça.

O que não podemos negar é que muitas empresas do ramo estão contribuindo para o cinema. Veja a Netflix, por exemplo. A empresa já entregou várias obras incríveis que acabaram indo parar no Oscar.

Ao mesmo tempo, está claro que muita gente prefere assistir aos filmes no conforto de casa em vez de ir ao cinema. A discussão se isso é bom ou ruim é bastante complexa e deixamos aberta para você refletir.

Agora você sabe como os serviços de streaming funcionam e como tirar o máximo de proveito deles. Gostando ou não, os streamings vieram para ficar.