Fotos: Farol de Notícias / Celso García

Publicado às 05h04 deste sábado (19)

A Igreja de Nossa Senhora da Penha é um dos principais cartões postais de Serra Talhada e do interior do Nordeste. O templo que foi inaugurado em 1953 guarda muitas histórias e curiosidades. Uma delas é a gruta construída ao lado esquerdo da matriz.

A gruta foi erguida a pedido do Padre Jesus Garcia Riaño, como uma homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. A ideia do pároco era que dentro da gruta existisse uma espécie de fonte de água.

No entanto, o prefeito da época, Tião Oliveira, foi contra em função de questões técnicas, como a parte hidráulica e de engenharia. Apesar da objeção, Padre Jesus ergue a gruta. O padre faleceu poucos anos depois da inauguração do local de orações, em 12 de outubro de 1991.

Diariamente dezenas de serra-talhadenses visitam a gruta e deixam lá os seus pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas.

EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO

Nossa Senhora de Lourdes é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições que foram presenciadas por Santa Bernardete Soubirous, numa gruta de Lourdes, na França.

Ocorreram no ano previsto por Nossa Senhora de La Salette, também em França, em 1846, doze anos antes, e foram reconhecidas pela Igreja Católica.