Publicado às 05h48 deste sábado (12)

Por Adelmo Santos – Poeta e escritor, ex-presidente da Academia Serra-talhadense de Letras

No dia 7 de janeiro de 1957, Serra Talhada estava em festas, inaugurando a Estação Ferroviária, com a plataforma lotada o povo esperava a chegada do primeiro trem, que era a grande atração. Essa era a linha que tinha o itinerário de Recife à Serra Talhada.

A Estação de Serra Talhada foi ponta de linha até por volta de 1963-64, quando foi inaugurado o trecho até a cidade de Salgueiro. (Segundo o IBGE). Foram 26 anos com o trem funcionando, carregando passageiros da Capital pro Sertão. Também tinha o trem de cargas que trazia animais e mantimentos da cidade de Recife para toda região.

A Estação Ferroviária de Serra Talhada era bem movimentada, os vendedores ambulantes faziam muitos negócios dentro de suas barracas. Era o ponto de encontro dos casais de  namorados. Tinha gente que chegava fugindo da solidão e muitas vezes encontrava a sua cara metade dentro de algum vagão.

Os trens traziam alegrias, movimentavam a economia e davam rendas e empregos aos cidadãos. Em 1983 retiraram os trens de passageiros do Recife ao Sertão. Os trens ficaram mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, como trens de subúrbios.

Atualmente de Jaboatão dos Guararapes para frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da C.F.N. “Companhia Ferroviária Nacional”, que é a concessionária da linha.