Neste final de semana a equipe de reportagem do Farol de Notícias esteve na residência da senhora Ivanilde Nogueira, 73 anos, aposentada, artesã e costureira, que foi casada com o senhor Chico por 30 anos.
Ele era popularmente conhecido por trabalhar como Papai Noel, durante muitos anos na cidade de Serra Talhada e região, levando alegria e a magia do natal para toda a população.
O saudoso Chico nos deixou em dezembro do ano passado, mas, sua esposa busca dar continuidade ao seu legado, por isso, há três anos atrás, começou a trabalhar como Mamãe Noel junto com ele.
Todos os anos, Dona Ivanilde arrecada brinquedos para doação e visita escolas e comunidades da zona urbana e rural, levando alegria e espalhando o espírito natalino. Com bastante emoção e saudade, Dona Ivanilde nos contou como tudo começou.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Foi em 1999, através do Banco do Nordeste, que Vera Brasil, a agente de desenvolvimento viu ele com a barba grande e pediu pra deixar. Quando foi em dezembro, a gente começou este trabalho e nunca mais parou. Eu sempre fazia toda a roupa dele, a maquiagem e aprontava ele também, com muito carinho.
No ano passado, ele ainda foi comigo, mas em dezembro, ele nos deixou. Agora eu estou dando continuidade, indo em escolas, em comunidades rurais, fazendo entregas de presentes e também fazendo campanhas para outros lugares”, relatou Dona Ivanilde.
Este será o primeiro Natal sem a presença física do Papai Noel, preocupada em não quebrar a magia da data, a Mamãe Noel falou sobre a relação das crianças com o bom velhinho:
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“As crianças ficaram perguntando pelo Papai Noel este ano e eu não sabia o que dizer. Eu falei pra eles que ele tinha ido para o polo norte, aí eles perguntaram se ele iria voltar e eu disse que ele estava doente, mas que se ele não voltasse, eu iria entregar os presentes. Aí, eles ficaram muito felizes”, pontuou Ivanilde.
SAUDOSISMO
“Ele tinha um carinho especial com as crianças e pessoas idosas. Era também o que eu gostava. Foram 30 anos fazendo a alegria daquelas crianças, na zona rural, na cidade e nas cidades vizinhas.
“Durante muitos anos ele foi chamado para Flores, Triunfo, Custódia, Calumbi, aqui na região, que ele fazia com muito carinho. Era muito gratificante a gente ver aquelas crianças lá na zona rural, que choravam, pediam, diziam que queriam um brinquedo, ele tinha um carinho especial com eles”, declarou emocionada.
SIGNIFICADO DO NATAL
Dona Ivanilde também falou sobre o significado da data, que é sobretudo religiosa e aproveitou para deixar uma singela mensagem de Natal, para os leitores do Farol de Notícias:
“O Natal significa um momento de muita paz, não só o Papai Noel como o nascimento de Jesus, que é o aniversário dele, onde a gente faz comemorações e é muito gratificante unir as pessoas, os amigos, as famílias, numa paz, para comemorar o nascimento de Jesus”.
MENSAGEM PARA OS LEITORES
“Desejo que este ano seja de muita paz, amor e carinho. Vamos agradecer pelo dom de estarmos vivos e saber que a união é que faz a força, porque, unidos poderemos ficar mais felizes com a família, parentes e amigos”, finalizou a Mamãe Noel, que todos os anos, abre sua casa para visitação, durante todo o mês de dezembro, para receber a população e sentir um pouco do espirito natalino.
3 comentários em A incrível história da Mamãe Noel de ST que vence desafios