Nem todas as afirmações populares sobre saúde ocular são verdadeiras; veja a lista – Foto: Freepik

Por Folha de Pernambuco

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. Só no Brasil, o Censo Demográficode de 2010 identificou mais de 35 milhões de habitantes com algum grau de dificuldade visual.

Nos Estados Unidos, os números são igualmente alarmantes. Segundo dados fornecidos pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), aproximadamente quatro em cada 10 adultos correm alto risco de perda de visão. No entanto, as doenças oculares mais recorrentes — como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, a presbiopia, a catarata, o glaucoma e a retinopatia diabética — podem ser tratadas e, em muitos casos, evitadas.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Para desmitificar fatos comumente difundidos sobre a saúde dos olhos e contribuir para a amenização desses indicadores, especialistas em Oftalmologia comentaram sobre as crenças comuns que as pessoas têm sobre a visão.

Um pouco de luz advinda das telas é prejudicial aos olhos

Falso: Embora algumas pesquisas tenham descoberto que a exposição à luz das telas pode danificar a retina e potencialmente causar problemas de visão ao longo do tempo, nenhuma evidência sólida confirmou que isso acontece com exposições típicas em humanos, segundo Joshua Ehrlich, professor assistente de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Também não há evidências de que usar óculos bloqueadores de luz azul melhore a saúde dos olhos.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Mas as telas podem prejudicar a visão das outras maneiras, inclusive causando olhos secos, de acordo com Xiaoying Zhu, professora clínica de Optometria e principal pesquisadora de miopia do SUNY College of Optometry na cidade de Nova Iorque.

— Quando olhamos para uma tela, simplesmente não piscamos com a frequência que deveríamos e isso pode causar fadiga ocular e visão turva temporária — afirma ela.

Ler um livro ou usar um objeto eletrônico de perto faz mal

Verdadeiro: Nossos olhos não devem se concentrar em objetos próximos ao nosso rosto por longos períodos de tempo, recomenda Zhu. Quando o fazemos, especialmente quando crianças, isso estimula o alongamento do globo ocular, o que com o tempo pode causar miopia.

Para ajudar a reduzir a tensão nos olhos, a especialista recomenda seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos de leitura atenta, olhe para algo a pelo menos 6 metros de distância por pelo menos 20 segundos.

Ler no escuro pode piorar sua visão

Falso: No entanto, se a iluminação for tão fraca que você precise segurar seu livro ou tablet próximo ao rosto, isso pode aumentar os riscos mencionados acima e criar fadiga ocular, o que pode causar dor ao redor dos olhos e têmporas, dor de cabeça e dificuldade de concentração. Mas esses são geralmente sintomas temporários, explica Zhu.