A polêmica escolha de atriz cisgênero para viver ícone transgêneroDo G1

Uma atriz cisgênero e ex-Miss Universo, Sushmita Sen, fará o papel principal em um filme de Bollywood sobre uma ativista transgênero. A decisão dividiu as opiniões entre a comunidade trans da Índia. Parte da comunidade argumenta que o papel deveria ter sido concedido a uma das muitas atrizes trans que aguardam a oportunidade de crescer na carreira. Como Navya Singh.

Navya Singh saiu-se bem no teste e foi aprovada para o papel de melhor amiga da personagem principal.

A atriz interpretou o texto com confiança, sem sinais de arrogância. Ela foi amistosa com um leve toque de sensualidade, sem roubar a cena. E, o mais importante, ela havia decorado todas as falas.

Mas, assim que ela terminou, a sala ficou em silêncio por mais tempo que o normal.

Até que um dos diretores finalmente perguntou a Singh: “Mas o que é você, mulher ou homem?”

“Senti meu coração afundar até os pés”, ela conta. “Era o tipo de comentário vulgar a que eu tinha me acostumado no meu trabalho como atriz em Bollywood. Mas nunca foi fácil.”

Com 18 anos de idade, Singh mudou-se da região rural de Bihar, no leste do país, para Mumbai, o centro de Bollywood, a indústria cinematográfica da Índia, onde ela surgiu como mulher trans.

Ao chegar a Mumbai, ela começou a conhecer dançarinos, modelos, designers e atores LGBTQIA+. Alguns eram nomes conhecidos no país, por sua participação nos filmes e campanhas publicitárias mais famosas. Mas outros enfrentavam dificuldades, especialmente os membros trans da comunidade.

Diversas pessoas que ela conhecia haviam se tornado profissionais do sexo para sobreviver entre os trabalhos no cinema, na dança e como modelos.