Publicado às 05h57 desta segunda-feira (17)

Por Leonardo Gomes, eleitor serra-talhaense

A política de Serra Talhada é um grande jogo teatral. Aliás, a política brasileira, e até mundial, é um grande jogo teatral. Mas um teatro que gera milhões de reais para os bolsos dos atores. Os políticos. Mas se tratando do grande jogo teatral que é a política local de Serra Talhada, podemos fazer uma pequena análise. Os atores majoritários, são sempre os mesmos. Grupo do vermelho, e do azul. Dois grupos que se alternam no poder.

Um tempo eu, noutro é tu. As vezes surge um amarelo, um laranja, um verde, mas é só pra criar um clima, e exaltar a emoção do jogo, e elevar a adrenalina dos eleitores. Mas no fim do jogo, todos os atores saem ganhando, e sabe porquê? Porquê estão todos juntos. Não há esse negócio de situação e oposição, isso é só pra confundir a mente do povo. Vamos analisar a partir do ano de 2000?

Inocêncio Oliveira, líder do grupo azul no poder, cria o sucessor do ex prefeito Tião. Carlos Evandro, que vai disputar a prefeitura com Geni. Carlos Evandro perde pra Geni. Assume o grupo vermelho. Quem foi o vice prefeito de Geni na época? Ele. Duquinho. Irmão do Atual prefeito Luciano Duque. Que hoje é oposição ao próprio irmão. Será?

Já em 2004, Carlos Evandro, Grupo azul, disputa com Geni, grupo vermelho, que briga pela reeleição, mas não obtém êxito. Ganha Carlos Evandro do azul. No segundo mandato de Carlos Evandro, há um suspeito rompimento de Carlos Evandro com o grupo Oliveira. Naquele momento, Carlos Evandro cria o seu futuro sucessor, Luciano Duque, que em 2012 vence o todo poderoso Sebastião Oliveira. Grupo vermelho volta ao poder. Pouco tempo depois Carlos Evandro, como um filho pródigo arrependido, volta ao grupo Oliveira, e se torna oposição ao próprio governo que ele mesmo criou. Já em 2016, Luciano Duque disputa a reeleição com a nova aposta não bem sucedida do grupo azul Oliveira, Victor Oliveira, Neto de Inocêncio Oliveira. E quem é o vice de Luciano Duque? Márcio Oliveira.

Agora em 2020 mais um show vai ser dado. Talvez, dependendo da boa vontade do TCE, será Criador (Carlos Evandro) x Criatura (Luciano Duque, na pessoa de Márcia Conrado).

Se vai ser Carlão ou não, isso depende do TCE, mais uma coisa é certa. Azul e vermelho, continuarão no palco principal do teatro. E sabe do mais? Milhões de reais serão usados. Dinheiro do povo serratalhadese que não tem o direito de assistir esse teatro nem de camarote. Viva o teatro da política brasileira! O teatro das políticas municipais, ganham ingressos para os teatros das políticas estaduais e nacional.

A política é algo pra ser muito estudado.