Por Thiago Henrique, 28 anos, estudante de Medicina Veterinária, morador da AABB

Publicado às 04h40 desta segunda-feira (5)

Infelizmente, aqui em Serra Talhada, a população de animais abandonados é muito grande e a maioria das pessoas não se importam com esse problema grave, que envolve saúde pública e bem estar dos animais. E só reclamam que a cidade está cheia de cachorros e cobram da prefeitura.

É certo que o governo municipal não faz ainda o trabalho que deveria fazer, falta muita coisa. Mas a sociedade tem que contribuir e tem uma forma que é muito simples, todo mundo poderia fazer e que tem um grande impacto nesse tipo de problema.

Existem muitos cachorros de ‘porta’, praticamente em todas as ruas têm e o Centro de Zoonoses de Serra Talhada tem um veterinário disponível para fazer castrações gratuitamente. As pessoas poderiam, mesmo sem gostar de animais, pegar o cachorrinho que está na rua, agenda a castração no Centro de Zoonozes, faz a cirurgia e pronto.

Evita reprodução e daqui há algum tempo vamos perceber que o número de animais abandonados diminuiu. Tanto em doenças, como também visa o bem estar dos animais, diminui o abandono e o sofrimento deles. Basta ir até o Hospital Veterinário, na BR-232, de segunda a sexta, das 7h às 13h, agenda e no dia marcado leva o animal.

Na rua que eu moro atualmente têm nove cachorros de rua e todos são castrados porque eu tomei a iniciativa de levar para o centro e castrar. Se não tivessem castrados esse número já estaria maior 3 ou 4 vezes. Eu cuido dos animais porque eu gosto, mas não é preciso amar para tomar uma atitude dessas.

Ao invés disso as pessoas maltratam, colocam veneno para matar os animais de rua. É preciso a consciência de que não se pode fazer isso, eles não estão na rua por culpa deles.

Não matem ou maltratem animais, eles não estou na rua porque querem, mas sim por culpa do ser humano. Maltratar animais é crime.