Da Assessoria 

Publicado às 14h17 desta terça-feira (18)

 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início, nesta segunda (17), à décima edição da Semana do Bebê, que este ano traz o tema “A vida pede licença, vacinar é preciso.” A solenidade de abertura aconteceu na praça em frente à Secretaria Municipal de Saúde, 

A Semana do Bebê visa dar visibilidade às políticas públicas intersetoriais desenvolvidas pela Prefeitura de Afogados em benefício da primeira infância, enfatizando esse ano um tema tão importante para cobertura vacinal de nossas crianças.

“O tema deste ano traz a reflexão sobre a importância das vacinas, sobretudo com a ameaça da volta de doenças que estávamos livres, como o sarampo e a paralisia infantil. A população sempre confiou nas vacinas, mas de uns anos para cá, com o negacionismo e a disseminação de fake news, vimos uma redução na procura, nos percentuais de cobertura”, destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim. 

A programação da semana inclui ações no âmbito das diversas secretarias municipais. Durante o evento de abertura, profissionais de saúde vacinaram crianças e adultos com vacinas contra a pólio, febre amarela, influenza, bem como a vacina tríplice viral, além de outras vacinas ofertadas pela rede pública de saúde. A campanha de atualização da carteira de vacinação das crianças terá sequência durante toda a semana nas unidades básicas de saúde. 

“Nós estamos dando início a mais uma Semana do Bebê, ação fundamental para a promoção da atenção integral à primeira infância, uma ação que propiciou que Afogados conseguisse o selo Unicef, ainda na gestão José Patriota, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura,” afirmou o vice-prefeito Daniel Valadares, presente na abertura, que contou ainda com a apresentação do Balé Expressart. 

Estiveram presentes também a Secretária de Assistência Social, Madalena Leite; a articuladora do Selo Unicef, Socorro Martins; o Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins; a representante da Secretaria de Educação, Merizane Lacerda; o Coordenador do Programa Mãe Coruja Pernambuco, Wilson Rodrigues; e a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Márcia Helena.