Publicado às 13h40 deste domingo (16)

A foto em destaque é de um dos últimos casarões existentes na Rua Enock Ignácio de Oliveira. A pérola arquitetônica é um legado das primeiras décadas do século 20, quando a então ‘Rua do Cisco’ começa a ser povoada. O casarão pertenceu ao comerciante Alfredo Domingos, e posteriormente foi adquirida pelo empresário Valme Olavo, falecido em 2019.

O imóvel chama atenção pela imponência da sua fachada e pelos detalhes nos portais, janelas, colunas e portas. Outra curiosidade é a existência de um charmoso e aconchegante sótão no primeiro andar.

Casarões como esse estão cada vez mais raros em uma cidade que desfruta do sabor do desenvolvimento, mas que ainda tem dificuldades em compreender a importância de se preservar o seu casario e a sua memória, material e imaterial.

A esperança é que o debate sobre a Lei Municipal de Tombamento (LMT) comece a ganhar forma e que a partir de então, os proprietários de imóveis históricos possam entender as vantagens que o tombamento podem proporcionar a todos.