Publicado às 04h56 deste domingo (16)

O Viagem ao Passado deste domingo faz um passeio pelo bairro da Caxixola, em Serra Talhada, para contar um pouquinho das histórias do Palmeiras da Caxixola. Não se sabe ao certo quando o time surgiu e quem é o seu fundador, mas durante muitos anos ele foi administrado por Braz Barbosa, o popular ‘Bagra’. Uma das curiosidades sobre o time foi o fato de que entre 1985 e 1988, a equipe possuía dois padrões (camisas). As camisas todas verdes, pertencentes a Braz, e o segundo terno, com listras verticais nas cores verde e branca, pertencia a ‘Seu Enoque Eletricista’. Às vezes pareciam que eram dois times diferentes, apesar de que os dois eram Palmeiras.

O Palmeiras jogava praticamente todos os domingos, às vezes em casa, e outras, viajava. Foi é uma dessas viagens, em 1993, que a equipe viveu um dos seus maiores traumas, quando o carro que transportava a delegação sofreu um problema mecânico, o veículo acabou virando. Vários atletas saíram feridos, no entanto, a tragédia foi ainda maior com a morte do zagueiro Rôco, jovem que havia chegado ao bairro a pouco tempo e que deixou uma filha pequena. Outro momento bastante triste foi a morte de ‘Seu Chubinho’, que foi treinador e um dos grandes incentivadores do time.

Com o passar dos anos e com muitas mudanças urbanísticas ocorridas no bairro, o campo de futebol mudou de local pelo menos umas cinco vezes. Mas nenhum marcou tanto quanto o primeiro, construindo em terreno cheio de pedra, com um córrego no meio e ainda por cima em declínio. Vale registrar que várias pessoas contribuíram para a preservação do time do Palmeiras da Caxixola, entre eles, Ivan Rufino, Totinha, Edmilson Madeiro, Célio, Marcão e tantos outros.

A formação do time do Palmeiras da Caxixola de 1993: Em Pé: Lagoa, Tonho, Beto, Célio, Dedé, Maguila e Ivan Rufino. Agachados: Sandro, Givanildo Deda, Pampa, Gorinho, Cláudio (Amarelinho do Espetinho)