duquefarolAs declarações do Secretário de Transporte ao Farol de Notícias, onde deixa claro que não quer mais conversa com Dr. Nena, é o anuncio oficial do fim do G11, um grupo de oposição que foi formado por lideranças políticas que romperam com o prefeito Luciano Duque e que resolveram se abrigar em torno de Sebastião Oliveira, mas que nunca mostraram unidade e um discurso coeso. O máximo que conseguiram foi se reunirem com o governador Paulo Câmara para fazer uma sessão de fotográfica.

 

O que falta a oposição é coerência e a apresentação de um programa de governo que seja diferente do que hoje é colocado pelo atual gestor. Ao mesmo tempo, a falta de clareza de Sebastião em relação à pressão do governador para atrair Luciano Duque para a base governista, deixa margem para muitos questionamentos, já que a maioria dos partidos da oposição são contra a aliança com Duque.

Nesse momento crucial da disputa política, a tal falada “fogueira de vaidades” enfim se confirmou e colocou em cheque o discurso da oposição oficial. Todas essas contradições colocam em evidencia à posição política adotada por Marquinhos Dantas, que apesar de não possuir um grupo forte, está mantendo uma postura coerente em relação ao que fala. Diferente de Sebá e Dr. Nena, que até dias atrás falavam em uma oposição unida.

Diante desse cenário, a possibilidade de termos mais de três candidaturas parece se uma tendência natural, já que o deputado Augusto César, dá sinais de que não quer mais aliança com Luciano Duque e não aceita em hipótese alguma uma união com Sebastião Oliveira. O que resta ao deputado é se lançar candidato, trazendo Dr. Nena para o PTB, e apoiando como candidato, ou marchar junto com Marquinhos Dantas.

Entre essas idas e vindas da oposição, o prefeito ganha pontos junto ao eleitorado, já que a sua liderança política parece ser inconteste. No entanto, é importante lembrar que caso Sebá seja o candidato, Duque terá muitas dificuldades para se reeleger, mesmo com a oposição fragmentada. A única forma de Luciano tirar Sebá do páreo é selando um acordo com o governo, deixando o PT, e colocando Waldemar Oliveira como vice. Com esse movimento o prefeito mata dois coelhos com uma única cajadada. E o que sobrar, a vaidade da oposição entregará de mãos beijadas sem o menor constrangimento.

Um forte abraço e até a próxima!