Publicado às 04h52 deste domingo (2)

O “Viagem ao Passado” deste domingo destaca as imagens raras do Padre Jesus Garcia Riaño, que mostram o religioso acompanhado a procissão de Nossa Senhora da Penha, no período que o mesmo ainda podia se locomover com independência.

As fotografias deixam claras como era forte a identificação religiosas e histórica do pároco com a festa da padroeira. Vale registrar que a relação entre o Padre e a cidade foi tão intensa, ao ponto de o mesmo pedir, ainda em vida, que o seu corpo fosse sepultado dentro da Igreja que ele ajudou a construir.

As fotos fazem parte do acervo pessoal do vereador Dedinha Ignácio e foram gentilmente cedidas ao Farol de Notícias.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

HISTÓRICO DO PADRE JESUS

Em 18 de dezembro de 1904, nascia no Distrito de Cereso, região de Burgos, Espanha. Jesus Garcia Riaño, o Padre Jesus. Ele chegou ao Brasil no dia 5 de junho de 1933, indo servir no Bispado de Barra do Rio Grande, no Sertão do São Francisco, na Bahia.

Após passar pelas paróquias de Pesqueira e Pedra, na região Agreste de Pernambuco, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Penha, na então Vila Bella, em 18 de dezembro de 1936, exatamente no dia em que completou 32 anos de idade.

Padre Jesus ficou à frente da paroquia de Nossa Senhora da Penha por 54 anos.

Veja também:   Leão alerta Romonilson: 'Belmonte não tem dono'

Em 1990, em função dos problemas de saúde, Padre Jesus foi substituído pelo então Padre Egídio Bisol, hoje Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira.

O Monsenhor Jesus Garcia Riaño, faleceu 12 de outubro de 1991 – dia da padroeira do Brasil – aos 86 anos. No dia seguinte foi sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Penha.