Do G1 Petrolina

carnaval pernambucano tomou conta da abertura da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), na tarde desta quinta-feira (6). O evento, que segue até o próximo dia 16 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, reuniu estandartes e bonecos gigantes, além de um público curioso para conferir as novidades da feira.

A cerimônia de abertura começou por volta das 15h, no hall de entrada do evento e, em seguida, na Alameda dos Mestres, reunindo estandartes, bonecos gigantes e orquestra de frevo para celebrar a cultura pernambucana e dar as boas-vindas ao público.

Para o governador do estado, Paulo Câmara, a Fenearte é um importante instrumento de preservação da memória e da identidade cultural de Pernambuco e do Brasil. “A feira é um motivo de orgulho, de termos nas raízes da nossa cultura o artesanato e o artista popular. O espírito da Fenearte é de preservar os valores culturais, o artesanato brasileiro, que fazem parte da vida de todo mundo e precisam ter esses espaços de homenagem”, ressaltou.

Mesmo durante a cerimônia de abertura, o movimento de visitantes na feira foi intenso. Uma das que preferiram conferir as novidades logo no primeiro dia foi a técnica em química Rose Guedes, que mora no Recife e foi ao evento com a filha, Katharine, de 8 anos, que também estava empolgada para o tradicional passeio na Fenearte. “Todo ano a gente vem, é uma feira muito rica culturalmente”, contou a mãe. “Gosto que sempre tem muita coisa nova para ver”, complementou a criança.