Onze dias após os ataques em massa à Academia das Cidades, localizada no bairro do Ipsep, em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) resolveu tomar uma iniciativa e contratou seguranças para vigiar e proteger o patrimônio público. No dia 17 de março, vândalos quebraram bancos e brinquedos, esmagaram plantas e estouraram até vidraças da guarita reservada à segurança (leia aqui). Além disso, a praça estava sendo utilizada para prática de sexo ao ar livre e consumo de drogas.

“Estou mais tranquila em ver essa vigília por aqui. Isto deveria ter acontecido muito antes”, elogiou a dona de casa Josefa Conceição, 64 anos, que costuma frequentar o local. Os seguranças contratados pela prefeitura foram orientados em preservar a integridade do patrimônio público e mobilidade das pessoas.

“Um dos seguranças anda com um cassetete maior do mundo. Quando alguém senta em cima das mesas ele corre e manda descer. É isso que a gente quer. Tem gente que não gosta, mas isso não é uma zona”, relatou José Fabrício, morador do entorno da praça.

REFORMA

O governo do prefeito Luciano Duque acertou em colocar seguranças na praça. Entretanto, até o fechamento desta matéria, não foi anunciada nenhuma inciativa para reconstruir os equipamentos destruídos pelos vândalos.