Finalmente o prefeito de Serra Talhada Luciano Duque resolveu intervir para disciplinar o caótico trânsito da Capital do Xaxado. Ele enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Complementar 027/2013 que cria a Superintendência de Trânsito e Transportes de Serra Talhada (STTrans) que terá a missão de disciplinar o trânsito na Capital do Xaxado. Como foi enviado em regime de urgência, o presidente da Câmara, José Raimundo Filho (PTB), deverá colocar o projeto em votação ainda esta semana.

De acordo com o projeto, a autarquia também terá a missão de implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias públicas. Ou seja, serão criadas as populares “zonas azuis”. Outra atribuição da STTrans será a fiscalização dos serviços de transporte público. Atualemente, os proprietários de empresas de ônibus atuam sem qualquer fiscalização do poder público.

A Superintendência de Trânsito já nasce com um orçamento de R$ 840 mil mas pode se transformar numa máquina de fazer dinheiro. Um dos combustíveis do órgão será a arrecadação de multas e os estacionamento rotativos. Além do percentual de 10% da arrecadação do IPVA que cabe ao município.

ESTRUTURA

A estrutura do STTrans será formada por um superintendente que terá um salário de R$ 4.290 além de uma equipe composta por advogados, arquitetos e engenheiros. “A STTrans tem por objetivo proporcionar segurança e fluidez no trânsito e assegurar a qualidade dos sistemas de transportes. Temos que contribuir para melhorar a qualidade de vida da sociedade e  garantir o direito de ir e vir dos cidadãos”, justificou o prefeito Luciano Duque.