O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) vai julgar, em 2013, um total de 2.338 processos judiciais referentes a improbidade administrativa, para atender ao cumprimento da meta 18 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na última sexta-feira (3), o TJPE disponibilizou esses dados no Sistema de Metas situado no portal Conselho na internet (www.cnj.jus.br). O objetivo da meta 18 é promover o julgamento, em 2013, das ações de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública distribuídos até 2011.

Segundo o sistema de acompanhamento processual online Judwin, o TJPE possuía 2.870 ações enquadradas pela meta 18. Foram julgados 532 processos nos anos de 2012 e 2013 e existem ainda 2.338 ações sem sentença. De acordo com o presidente do Tribunal, desembargador Jovaldo Nunes, a priorização no julgamento dessas ações é um compromisso do Poder Judiciário de Pernambuco. “Estamos monitorando de perto o cumprimento da meta”, afirma.

Segundo o gestor da meta 18 no TJPE, desembargador Mauro Alencar, os magistrados receberão, nos próximos dias, a lista dos processos que são alvo da meta, para que possam analisar e agilizar os julgamentos.

Da Assessoria de Comunicação