DSC_0324Foto: Farol de Notícias/Alejandro García

O flagrante realizado em primeira mão pelo FAROL, na manhã dessa terça-feira (6), foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Um motorista sobrou na curva e subiu numa das calçadas mais populares de Serra Talhada, na Avenida Afonso Magalhães. Em conversa com o FAROL, o proprietário da residência, Zezito Mota, culpou o prefeito Luciano Duque. “Eu cansei de pedir ao prefeito que não abrisse esta saída na avenida, porque temia que isto acontecesse. Mas ele (Duque) não me ouviu porque se acha o dono da cidade. Não escuta ninguém”.

Nesta quarta-feira (7), a Assessoria de Comunicação do governo petista enviou nota à redação isentando o prefeito de qualquer culpa, passando a responsabilidade para o motorista da D 20. Confia a nota na íntegra.

NOTA DA PREFEITURA DE SERRA TALHADA

A Prefeitura Municipal, por meio da STTrans, tem realizado diversas ações para melhorar o trânsito do município. Com um amplo processo educativo, mudou o sentido do fluxo de algumas vias, com a devida sinalização, para viabilizar mais fluidez no tráfego e desafogar as principais ruas e avenidas.

As mudanças foram aprovadas pela população que já sente as mudanças no trânsito com mais segurança e mobilidade. Todavia, é inevitável que ocorram acidentes, sobretudo, quando existe imprudência por parte dos condutores.

Dito isto, o Governo Municipal repele, veementemente, quaisquer insinuações sobre a responsabilidade do incidente ocorrido nesta terça-feira (6) na Avenida Afonso Magalhães, na saída que liga o bairro da AABB ao centro da cidade. Sobre essa questão, reiteramos:

  1. Toda a parte de engenharia de trânsito foi estudada e desenvolvida por engenheiros do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco) e por engenheiros da empresa Sinal Vida;
  2. A alteração do fluxo naquela localidade foi pensada, também, pela necessidade de garantir mais segurança aos estudantes que circulam diariamente no trecho referido;
  3. A sinalização do local está devidamente instalada e de fácil visualização;
  4. A barreira de proteção (defensa) está devidamente fixada, de modo que evitou que algo mais sério tivesse ocorrido. Ficando claro, portanto, que a segurança do local é adequada;
  5. O incidente ocorreu não por falha na engenharia de trânsito ou dos aparelhos públicos, mas por pura imprudência do condutor do veículo, que não hesitou em fazer uma manobra proibida desrespeitando a sinalização existente e infringindo o Código de Trânsito.
  6. Portanto, a responsabilização pelo ocorrido cabe, tão somente, ao condutor do veículo, que praticando de ato proibido, pôs em risco a própria segurança, como a da população que trafega pela localidade diariamente.

A Prefeitura Municipal tem confiança na eficácia das medidas adotadas, bem como, acredita que, a partir das mudanças realizadas, é possível trafegar pelas ruas da cidade com mais segurança e mobilidade, sobretudo, se todos os usuários do sistema municipal de trânsito, respeitarem a legislação.

Assessoria de Comunicação