ssa-upeNão foram apenas os 33.812 feras que participariam do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 1 e 2 da Universidade de Pernambuco no início das duas próximas semanas que ficaram chateados com o anúncio do adiamento das provas para os dias 29 e 30 de janeiro de 2017. Vários educadores discordam do posicionamento da UPE e pretendem pressioná-la a rever a decisão. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, por exemplo, informou que vai reunir os donos de escolas particulares do Estado e procurar o reitor da UPE, Pedro Falcão.

“Na próxima semana vou conversar com os donos das escolas vinculadas ao sindicato para sugerir que ofereçamos os prédios para a realização dos exames até, no máximo, a segunda quinzena de janeiro. Tenho certeza de que eles aceitarão. Depois disso, vamos agendar uma reunião com o reitor da UPE para apresentar a proposta”, pontuou Diniz.

Veja também:   Colégios eleitorais ficam repletas de 'santinhos' em ST

Na manhã da última quinta-feira (24), o presidente da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) da UPE, Rodrigo Martins, informou que a suspensão foi motivada pela ocupação da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Porto Digital, no Bairro do Recife, e da Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila Pessoa, na Iputinga. Os imóveis seriam utilizados como locais de prova para cerca de 700 candidatos em cada processo seletivo.

Para o presidente do Sinepe, a decisão da universidade prejudica tanto alunos quanto escolas. “A notícia afeta demais o psicológico dos estudantes, que receberam a informação às vésperas da prova e terão que esperar dois meses pela nova data, que por sinal é um dia antes do início do próximo ano letivo. Além disso, as escolas terão que reformular seus calendários”, cravou.

Veja também:   Fugindo da Batalha: Em ST, prostitutas lutam por oportunidades para deixar rotina das ruas

Brenda Magna, 16 anos, fera de medicina, faria as provas do SSA 2 nos próximos domingo (27) e segunda-feira (28) e tomou um susto quando soube do adiamento dos exames. “Estou me preparando desde o início do ano para essa avaliação e entrei em pânico quando soube que ela foi suspensa. Se a data fosse mantida, segunda-feira já estaria livre do SSA. Agora serão mais dois meses de espera, de ansiedade”, lamentou a estudante.

Com as mudanças, as provas do SSA 1 serão realizadas das 8h15 às 12h15 e as do SSA 2 das 14h15 às 18h15. Os portões serão fechados às 8h e às 14h, respectivamente. Os novos cartões informativos serão disponibilizados até 17 de janeiro de 2017 e o desempenho dos estudantes nas duas fases será divulgado até 17 de março. O calendário do SSA 3, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, não sofreu alterações.

Veja também:   Empresa lança novo loteamento em ST

Do JC Online