Pesquisa diz que adolescência deve terminar aos 24 anosDo JC Online

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma pessoa adolescente até os seus 19 anos de idade, contudo esse dado está para mudar. De acordo com uma pesquisa australiana, publicada na revista científica The Lancet Child and Adolescent Health, a adolescência deveria durar até os 24 anos, só assim seria compatível com as mudanças na sociedade.

“Uma definição de adolescência mais extensa e inclusiva é essencial para o desenvolvimento apropriado e enquadramento de leis, políticas sociais e sistemas de serviços. Ao invés da variação de 10 a 19 anos, a definição dos 10 aos 24 anos corresponderia melhor ao crescimento adolescente e à percepção popular dessa fase da vida”, afirmam os pesquisadores australianos.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unidos, a idade média para o primeiro casamento de um homem era 32,5 anos em 2013 e de 30,6 para as mulheres na Inglaterra e no País de Gales. Isso significa um aumento de 8 anos desde 1973.

Etapas

Uma das razões na alteração da idade, seria que muitos jovens estudam por mais tempo, por causa dos cursos superiores, e consequentemente, adiam outras decisões, como o casamento ou filhos.

A pesquisa alerta que essas fases não podem ser puladas, já que são fundamentais para o desenvolvimento das leis, políticas sociais e serviços.