Publicado às 10h20 desta terça-feira (29)

Imagem ilustrativa

Os moradores do distrito de Água Branca, zona rural de Serra Talhada, estão passando por problemas com a assistência de saúde. O morador Antônio Felipe Mourato entrou em contato com a reportagem do FAROL solicitando espaço para registrar a indignação da comunidade.

De acordo com Mourato, uma adolescente passou mal após ingerir um gole de produto químico por engano e precisou ser socorrida com urgência para o hospital, mas não tinha um veículo adequado para transportá-la até a zona urbana.

“A ambulância está quebrada tem mais de 45 dias, disseram que está no seguro e está sem ambulância aqui. Esses dias uma pessoa passou mal aqui e não teve como socorrer. Quem tem carro pequeno não quer colocar na pista porque está difícil a acessibilidade. A menina sem condição, a gente teve que se juntar para pagar um frete para levar a menina para a rua. E a ambulância não tem nem previsão, só dizem a gente que está pronta e nunca está pronta”, afirmou o morador.

Outra moradora da localidade, que pede para não ser identificada, chamou a atenção para a falta de transporte para socorro médico, mas também sobre as condições precárias das estradas que ligam ao distrito.

“Em Água Branca não tem ambulância já faz uns dois meses e os moradores de lá estão precisando muito. É uma população carente e fora as estradas que estão um absurdo, não tem condições. Semana passada teve uma pessoa com hemorragia, se não fosse os moradores para levar não teria condições. Se quiserem ver com os próprios olhos seria bom, porque lá está difícil”, exclamou uma moradora, pedindo para não ser identificada.

O OUTRO LADO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu nota esclarecendo a situação, confira a nota na íntegra:

”Caríssimos leitores do Farol de Notícias, em respeito ao Sr. Felipe Mourato e a todos os moradores do distrito de Água Branca, a Secretária de Saúde vem esclarecer sobre a falta de ambulância no distrito. A ambulância em um translado de um paciente para Serra Talhada, sofreu um acidente. Com isso, tivemos que enviar a mesma para a empresa que faz os reparos. A demora da devolução foi devido à falta de peças, que não tinha em estoque na FIAT. Porém, as mesmas já chegaram e a previsão de entrega é segunda-feira, dia 04/04/2022.

Salientamos que, mesmo com a falta da ambulância, os funcionários da Unidade de Saúde estão orientados a entrar em contato com o setor de Transporte do município, e enviamos outra ambulância em tempo hábil. E também dispomos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que está em pleno funcionamento em nosso município, 24 horas por dia. Mais uma vez, assumimos o compromisso com o distrito de Água Branca, assim como toda Serra Talhada, pois cuidar de cada um dos serra talhadenses é nossa missão.”