Adolescentes 'surfam' em cima de ônibus; veja vídeo

Adolescentes viajam na parte superior de ônibus no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Por G1

 

Seis adolescentes abriram o compartimento de emergência e “surfaram” em cima de um ônibus da linha TI Joana Bezerra/Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. No vídeo, é possível ver um dos rapazes em pé em cima do veículo, se arriscando perto dos fios de alta tensão (veja vídeo abaixo).

As imagens foram feitas na Ponte Governador Paulo Guerra, no Pina, na tarde de domingo (2). Os rapazes usavam as camisas como máscaras para esconder o rosto. Um deles foi até a parte da frente do ônibus, enquanto os demais ficaram sentados perto da saída de emergência.

Depois, esse mesmo adolescente voltou para junto dos outros, ficou de pé e começou a acenar com os braços para os outros carros que passavam pelo local. Segundo testemunhas, os rapazes subiram na capota do veículo na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, distante alguns quilômetros da ponte. Ao cruzar a ponte, o motorista parou o ônibus e os adolescentes desceram, ainda de acordo com uma testemunha que passava pelo local.

O que diz o Grande Recife

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a prática pode colocar em risco a vida de quem tenta ficar em cima do veículo e dos demais passageiros. Em nota, o Grande Recife afirmou que:

  • a prática de surfar e/ou morcegar nos ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros é proibida, pois coloca em risco a vida de quem o faz e a dos demais passageiros;
  • segundo regulamento, ao perceber essas situações, o motorista deve parar o ônibus e solicitar que a pessoa desça do veículo;
  • em situação de acidente, o condutor deve parar o veículo e acionar o Samu, salvo em situações em que ele se sinta ameaçado.

 

O que diz a Urbana

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) afirma ainda que, para evitar fatalidades, é imprescindível que os pais orientem os jovens sobre os riscos desse tipo de prática. Também por meio de nota, a Urbana explicou que:

  • as empresas têm promovido campanhas educativas sobre as normas de segurança do transporte coletivo, incluindo ações de sensibilização sobre os riscos de pendurar-se aos ônibus;
  • essas campanhas têm ocorrido em escolas e buscam conscientizar os jovens e os responsáveis;
  • a prática é ilegal e extremamente perigosa aos que praticam e a todos que fazem uso do sistema viário;
  • para que fatalidades sejam evitadas, é imprescindível o apoio da população, em especial dos familiares, no sentido de orientar sobre os riscos envolvidos;
  • também é fundamental a atuação do poder público para coibir a prática e zelar pela segurança da população;
  • para viabilizar essa atuação do poder público, as empresas têm mantido diálogo com a Secretaria de Defesa Social e com as prefeituras da Região Metropolitana.

VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI.