Os trabalhos pré-liminares que irão culminar com a reforma e ampliação do aeroporto de Serra Talhada começaram. O aeródromo da Capital do Xaxado, contemplado pelo PAC dos Aeroportos, do Governo Federal, recebeu, na tarde dessa quarta-feira (9), a representante da empresa Sustenta Projetos, do Paraná, Jucelen Razera, com o objetivo de coletar dados para delinear os primeiros passos da reforma do local.

De acordo com Razera, que é uma das engenheiras responsáveis pelo projeto da obra, durante a visita foi registrado, por meio de fotos, o atual estado do aeródromo. Na ocasião, foi possível pensar mudanças. Entre elas, o posicionamento do novo terminal de passageiros, que será construído no lado oposto à estrutura atual, com acesso direto à PE-390, que liga Serra Talhada ao município de Floresta.

“Percorremos toda cabeceira da pista, que está bastante deteriorada e com problema de drenagem”, avaliou Razera, durante a vistoria. Entre as mudanças citadas pela engenheira da Sustenta Projetos, que irá visitar o município mais vezes para tratar da reforma e ampliação do aeroporto, estão o recapeamento e fortalecimento da pista de pouso para receber aeronaves com até 100 passageiros.

ENGENHEIRA GARANTE QUE AS OBRAS NÃO VÃO DEMORAR PARA COMEÇAR

“Assim que finalizarmos esses estudos iniciais, vamos elaborar os projetos para depois encaminhá-los ao Governo Federal, que vai efetuar a liberação da verba para a reforma. Acreditamos que as obras não demorem para começar, pois a verba já está alocada”, garantiu Jucelen Razera.

A técnica vistoriou o aeroporto acompanhada de uma comissão composta por engenheiros da Prefeitura de Serra Talhada, assessores do prefeito Luciano Duque, do representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Everaldo de Melo Lima; e Sindicato Patronal, Francisco Mourato.

FIQUE POR DENTRO

Veja também:   Bolsonaristas querem fazer de ST 'capital da direita'

Em Pernambuco, nove aeroportos serão beneficiados pelo Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do Governo Federal, anunciado pela presidente Dilma Rousseff no final do ano passado. Serra Talhada está entre os municípios. Ao todo, 270 aeroportos de pequeno e médio portes ganharão reformas e serão ampliados.