Através desta queremos externar nosso repúdio à nota publicada sobre o professor de Educação Física do Colégio de Aplicação no Farol de Notícias, nesta sexta-feira, 01 de novembro de 2019. Queremos registrar a importância do Farol como imprensa de mídia digital e com amplo alcance em toda região, no entanto, registramos também nosso pesar sobre a postura de publicar notas sobre nossa instituição, gestão e profissionais nos últimos tempos sem que haja um fundamento investigativo que respalde tal publicação, pois isso vem gerando desconforto em todos os profissionais que fazem a Autarquia Educacional de Serra Talhada.

No que concerne ao fato publicado sobre o professor, usamos este mesmo canal, conforme LEI Nº 13.188, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2015 , que dispõe sobre o direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social. Como colegiados de docentes da Autarquia Educacional de Serra Talhada, instituição que se constituiu historicamente na formação de professores, mantenedora do Colégio de Aplicação, salientamos que não comungamos de nenhuma prática ilícita na postura docente de qualquer profissional.

No entanto, observamos nos últimos tempos vem acontecendo uma série de ataques em redes sociais ao professor, pois o mesmo assumiu as aulas após ser aprovado em uma seleção simplificada realizada pela Autarquia em que reverberou os princípios da administração pública, fato que tanto a direção como alguns aprovados vem sofrendo com isso, pois em uma sociedade que ainda querem implantar ideias coronelistas, quando uma gestão age de modo limpo e transparente, isso incomoda.

Veja também:   No final da gestão, Luciano Duque reúne militância e lança site para colher sugestões da população

Se há uma acusação sobre um profissional, isso será apurado, conforme manda os princípios da administração e as leis que regulamentam o exercício profissional do magistério. Foi noticiado que tem um abaixo-assinado, cabe esclarecer que este gênero é físico, público e tem caráter argumentativo. Este é um documento que, por conter a assinatura de várias pessoas, expressa a opinião de um grupo, representando seus interesses. Seu aspecto público, caso exista, não será jamais camuflado e, será exigido nesta segunda-feira, 04 de novembro de 2019, pela manhã a entrega de cópia dele a nós que fazemos o corpo funcional da instituição. O referido professor já havia prestado um boletim de ocorrência e solicitado esclarecimentos do caso, mas não foi feito e externaram o assunto sem pensar na imagem dele, fato que repudiamos veementemente. No que tange a prática docente da Educação Física, pode ter havido toque sim, pois a esta área cabe, além da orientação teórica, amostragens práticas de correção de postura, posicionamentos, etc. Para a estudiosa em Educação Fisica Escolar, Gisele Machado, o professor de Educação Fisica “deve estar atento à postura do aluno para não comprometer seu equilíbrio muscular”, além disso, quando um professor exerce, de fato, sua docência completa, algumas práticas devem ser adotadas como meio de prevenção.

Para Momesso (1997) a avaliação postural se faz importante para que possamos mensurar os desequilíbrios e adequarmos a melhor postura a cada indivíduo, possibilitando a reestruturação completa de nossas cadeias musculares e seus posicionamentos no movimento e/ou na estática. A partir deste procedimento, estaremos com certeza promovendo a prevenção de muitos males causados inicialmente pela má postura, fruto de ausência de controle e informação.

Veja também:   Prefeitura lança "Juntos pela Segurança"

Para a avaliação postural podemos utilizar alguns materiais, nas aulas de Educação Física, para melhor avaliar os alunos submetidos ao programa de atividades re-educativas. Além disso, quando se adota nas aulas práticas os Métodos subjetivos que consiste no uso do tato e da visão, observando o aluno de costas, perfil direito, perfil esquerdo, frente e antero-flexão, à frente do simetrógrafo. O aluno deverá estar em trajes específicos nas as aulas de Educação Física, de maneira a favorecer a visão do observador para uma melhor visualização das alterações posturais, não tem como não haver o toque do professor.

Chamamos a atenção social a alguns aspectos que deixam omisso na reportagem: se houve o assédio, será que uma turma toda não perceberia de imediato? Será que esse profissional foi ministrar aulas individuais? Essas aulas práticas devem ter acompanhamento do coordenador pedagógico, será que este agente não se deu conta? Como pode se vê, há muitas questões sem resposta neste caso e não se pode agir com tanta crueldade para deturpar a imagem de um profissional.

Como o professor foi selecionado de forma limpa, coesa e pela base meritocrática, informamos que o mesmo só será afastado de suas funções após esclarecermos tal fato e que nenhuma especulação vai prejudicar o posicionamento gerencial e administrativo, pois como somos nós que fazemos a instituição, não mediremos esforços para que tudo caminhe com lisura e transparência.

Veja também:   Carro capota na Serra das Russas, na 232, e motorista é carbonizado

Deixamos claro, como servidores desta instituição, que nossa intenção é zelar pelo nome desta casa, pois quem tiver rixas pessoais ou políticas com a presidente ou prefeito, resolva sem causar danos à imagem social da instituição e dos seus profissionais, pois a função de presidente e prefeito é efêmera, mas a nossa, NÃO. Temos grandes profissionais que precisam dali para alimentar sua família e desenvolver seu trabalho, por isso, repudiamos qualquer ataque a instituição e a figura da nossa diretora, pois mesmo com problemas conjunturais, comum a qualquer instituição pública, estamos registrando nos últimos anos o maior avanço da instituição nestes 44 anos de história.

Assim, prestamos tal esclarecimento a sociedade, pois o professor que está sendo acusado já atua nesta instituição há mais de 5 anos e nunca teve sua conduta colocada em evidência por nenhum aluno.

Fica aqui nosso registro de repúdio e o registro de que todos nós da Autarquia Educacional de Serra Talhada estaremos sempre atentos e na luta pelo nome da nossa instituição, firmando o compromisso social de cada dia lutarmos com mais engajamento por este órgão que tem um papel de grande preponderância na administração pública municipal de Serra Talhada.

Cícero Barboza Nunes

Representante do Colegiado de Efetivos

Coordenador Institucional dos Programas de Formação Docente PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA