Da Assessoria

Uma nação se faz com homens e livros, já dizia o escritor Monteiro Lobato, célebre por ter criado personagens como Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, Dona Benta, e tantos outros, imortalizados no imaginário infanto-juvenil. E reafirmando o seu compromisso com a educação de Afogados, o Prefeito Alessandro Palmeira autorizou o investimento de 213 mil reais na aquisição de um acervo literário específico para reforçar e renovar o acervo das bibliotecas e salas de leitura da rede municipal de ensino.

“Um País verdadeiramente fraterno, solidário e generoso se constrói com livros, jamais com armas. A descoberta da leitura, o amor pelos livros, pelo conhecimento, são fundamentais na formação de nossas crianças, para que elas sejam, verdadeiramente, cidadãos e cidadãs no futuro,” destacou o Prefeito Sandrinho.

A entrega dos acervos às escolas foi realizada pela Secretária de Educação, Wivianne Fonseca, junto com as demais gestoras da Secretaria. A entrega foi realizada aos diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores das bibliotecas escolares e da biblioteca pública municipal.

“Essas ações fazem parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura (PMIL), que busca estabelecer uma política municipal de leitura para todos, democratizando o acesso à literatura e às fontes de informação e contribuindo na formação de professores e alunos leitores,” avaliou a Secretária de Educação, Wivianne Fonseca.

A secretaria entregou também aparelhos Data Show, fortalecendo as ações de democratização no acesso às tecnologias, e permitindo outras formas de interação no processo de estímulo à leitura, além da entrega de telefones celulares institucionais para cada uma das escolas municipais com equipe gestora. Os aparelhos já possuem chip com plano fixo de ligações e acesso à internet, ampliando os canais de comunicação com a secretaria e a comunidade escolar disponíveis em cada uma das escolas.