Enquanto o município de Serra Talhada está na fase de projetos, nas políticas de proteção às mulheres, o município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, vai somando ações. A cidade sequer possui uma secretaria da Mulher, mas já conquistou, nesta terça-feira (4), um Centro Especializado de Atendimento às mulheres vítimas de violência. Em Pernambuco existem apenas 13 centros e Afogados da Ingazeira será a 14ª cidade, segundo informações da Assessoria de Comunicação do prefeito José Patriota (PSB).

“A reunião foi maravilhosa. Precisamos dar um basta a todas as formas de violência, sobretudo a violência de gênero. O centro será importante para combater essa violência e para nos ajudar a construir uma cultura de paz em Afogados da Ingazeira,” afirmou Joana Darc, secretária municipal de Assistência Social. A previsão da Secretaria Estadual da Mulher e da Prefeitura de Afogados é que a unidade seja inaugurada entre os meses de Setembro e Outubro próximos.

PROMESSA

A  vice-prefeita Tatiana Duarte (PSC) iniciou um movimento solo, em meados de abril, cobrando do prefeito Luciano Duque uma maior participação no governo. E conseguiu. Em maio, o prefeito regulamentou a Secretaria da Mulher dando o cargo a vice-prefeita. Durante o ato de posse, no auditório da Faculdade de Formação de Professores (Fafopst), Tatiana Duarte agradeceu e aproveitou para fazer uma promessa.

“A nossa prioridade será o combate a violência contra à mulher e vamos lutar pela construção de um Centro de Referência em Serra Talhada”. Resta saber se a Capital do Xaxado será a 15ª cidade na prioridade do Governo do Estado.

 FAROL com informações da Assessoria