Do G1 PE

 

Uma costureira africana foi presa em flagrante no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre com mais de 23 quilos de cocaína, segundo a Polícia Federal (PF), escondidos na mala (veja vídeo acima). A prisão por tráfico internacional de drogas aconteceu por volta das 21h da quinta-feira (15), mas foi divulgada neste domingo (18).

A mulher presa tem 34 anos, não possui antecedentes criminais e é natural e residente na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, na África. A PF informou que, além da droga, também apreendeu um celular.

A cocaína estava escondida dentro da mala da passageira, que seguiria em um voo partindo do Recife com destino para Cabo Verde, de acordo com a Polícia Federal. Quando a bagagem passou pelo aparelho de raio X, foi encontrada uma concentração de substância orgânica.

Ao abrir a mala na presença da mulher, os policiais federais encontraram 23,6 quilos de cocaína escondidos em 32 peças de pano de mesa. A PF informou que, durante o interrogatório, a costureira relatou que veio ao Brasil pela primeira vez para comprar roupas para vender em Cabo Verde.

Cocaína apreendida pela PF estava escondida em 32 peças de pano de mesa — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Cocaína apreendida pela PF estava escondida em 32 peças de pano de mesa — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Ainda no depoimento, ela contou que conheceu um homem no hotel onde estava hospedada no Recife “que lhe pediu para levar uma mala com dinheiro para Cabo Verde porque não poderia depositar pelas vias normais”, declarou a PF, em nota.

Ao ser interrogada, a mulher também disse que não sabia que havia drogas dentro da mala e que o valor pelo transporte da bagagem seria acertado quando ela chegasse na África.

Após passar por audiência de custódia, ela foi liberada para responder ao processo em liberdade, ficando à disposição da Justiça Federal. Caso seja condenada pelo crime de tráfico internacional de drogas, a costureira pode pegar penas que variam de 5 a 20 anos de prisão.

Esta foi a 20ª apreensão de drogas realizada no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre neste ano. Até a primeira quinzena de setembro, 75,2 quilos de cocaína e 66 quilos de maconha foram apreendidos, além de terem sido presos 14 mulheres e oito homens.