Agente de saúde cobra prioridade para testagem contra Covid em STPublicado às 06h10 desta sexta-feira (11)

A nova onda de casos de Covid-19 em Serra Talhada está começando a afetar até mesmo os profissionais de saúde. Um Agente Municipal de Saúde encontrou dificuldades de realizar o teste de Covid-19 no Laboratório Municipal devido ao controle de exames realizado pelo órgão público.

Em conversa com a reportagem do Farol de Notícias, o servidor que pede para não ter sua identidade revelada, alegou que por estar na linha de frente em contato com a população e pacientes infectados, os profissionais de saúde deveriam estar recebendo o suporte da Secretaria de Saúde.

“Queria fazer uma denúncia sobe o centro de testagem para Covid-19 que só estão distribuindo 200 fichas para o dia todo. 150 para a parte da manhã que já se esgotou e 50 fichas para parte da tarde, onde o guarda falou que ja tinha gente esperando para parte da tarde. Só tem prioridade idoso e mais ninguém, entre aspas, pois quem trabalha lá pode fazer sem pegar ficha. Outros que trabalham na saúde, na linha de frente não tem direito”, afirmou a denunciante, completando:

Veja também:   Mourão liga índio à 'indolência' e negro à 'malandragem'

“De muito brigarmos com a coordenação e também pedimos para os vereadores que a gente tem contato falarem na sessão para liberarem para a gente fazer hoje a tarde. Mais três testaram positivo, é uma irresponsabilidade da Secretária de Saúde não priorizar esses testes para as equipes de saúde. As regras só são para quem não tem contato com quem trabalha lá, pois se tiver não tem isso de prioridade ou não”.

OUTRO LADO

A reportagem do Farol tentou entrar em contato com o serviço de Ouvidoria, fomos informados apenas que o Laboratório Municipal José Paulo Terto segue em pleno funcionamento e atendendo a população diariamente. O orgão emitiu nota sobre o assunto:

Veja também:   'Acabou a recessão', comemora Michel Temer após alta do PIB

A Secretaria de Saúde vem por meio deste informar que os testes estão sendo realizados conforme protocolo do Ministério da Saúde e protocolo do comitê de enfrentamento ao Covid-19.

Visando melhorar fluxo e testagem tanto da população, quanto dos profissionais de saúde e demais servidores municipais, foi implantado um fluxo onde as testagem para população geral estão sendo realizadas no laboratório do Covid.

As testagens nos servidores municipais estão sendo realizadas no laboratório municipal, sendo este localizado na Rua Joaquim Godoy, S/N, Nossa Senhora da Penha, no horário: 13h as 16h. Onde são disponibilizadas 50 testes por dia.

Veja também:   Quatro crianças são achadas sozinhas em casa

Critérios para testagem

1) O servidor deve está entre o 3 a 5 dia de sintomas;
2) Se o servidor teve contato, só deve fazer o teste no 5 dia após o contato.
3) O servidor deve está em mãos, RG, CPF e cartão do SUS.

Para otimizar o serviço implementamos este serviço diferenciado.

E reiteramos que a Secretaria de Saúde conta com a Ouvidoria: (87) 9.9632-5751 e 3831-6646.