br259que é realizada este ano em Berlim, na Alemanha. O evento reúne mais de 2,8 mil expositores de 84 países até a sexta-feira (5).

Os fruticultores de Petrolina, no Sertão pernambucano, e cidades vizinhas estão com estandes demonstrando a produção de uva, manga e outras culturas do Vale do São Francisco. A feira é uma oportunidade para os produtores conquistarem novos mercados, já que mais de 65 mil compradores e visitantes profissionais de 135 nações frequentam o espaço.

Petrolina é responsável por mais de 90% das exportações das uvas de mesa e de 95% das mangas que vão para os mercados europeu, americano e asiático. A movimentação em dinheiro passa dos US$ 800 milhões por ano.

De acordo com a empresa de exportação Valexport, só em 2014, foram exportadas 112.809 toneladas de mangas do Vale, o que corresponde a 85% do total nacional. Em Petrolina, a área plantada de manga é de aproximadamente 7.880 hectares, a maior área plantada do Sertão pernambucano.

Em exposição na feira também estão novas tecnologias que podem ajudar no cultivo das frutas. No último dia do evento será entregue o Fruit Logistica Innovation Award (FLIA) que é dedicado à proposta mais inovadora no comércio da hortifruticultura. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site da feira.A Fruit Logistica é uma das mais importantes feiras de fruticultura do mundo (Foto: Patrícia Coelho Medeiros/ Arquivo pessoal)

Do G1 Petrolina