testagemO secretário de Agricultura de Serra Talhada, Zé Pereira, iniciou uma ação para proteger agricultores que estão expostos aos agrotóxicos na zona rural da Capital do Xaxado. De acordo com o secretário, o uso indiscriminado do produto vem prejudicando a saúde dos trabalhadores e alguns casos de doenças já foram detectados em Serra Talhada.

“Tem muita gente que passou dos limites e outras que estão no limite. Ou seja, se continuarem usando os agrotóxicos terão sérios problemas de saúde. Queremos evitar males maiores para os agricultores”, disse Zé Pereira, em conversa com o FAROL.

No contra-ataque, o secretário iniciou um programa, em parceria com a Secretaria de Saúde, para detectar o nível de agrotóxicos na corrente sanguínea.

“Estamos realizando a coleta sanguínea e fazendo o teste de Colinesterases, capaz de apontar se o agricultor está contaminado com algum produto tóxico como pesticidas, herbicidas ou adubos. A partir do resultado partimos para o tratamento. Mas minha luta é para que todos deixem de utilizar o agrotóxico e utilizem a agricultura orgânica”, disse Pereira.