Farol com informações da Assessoria

Publicado às 04h41 deste domingo (27)

O Núcleo de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Serra Talhada informou, nesta sexta-feira (25) que as águas da Barragem de Serrinha, na zona rural, se encontram aptas para consumo humano e manuseio.

A liberação foi emitida pelo Relatório de Ensaios do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-PE), após análises toxicológicas e microscópicas realizadas periodicamente pelo serviço de monitoramento de qualidade do manancial.

Os últimos testes mostraram que o reservatório está dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde, apresentando resultados satisfatórios para toxinas como cilindrospermopsina, microcistina e saxitoxinas.

A Barragem de Serrinha foi interditada em 2015 para o consumo humano em virtude da alta concentração de toxinas e microrganismos atestada pelo mesmo laboratório, que indicou o baixo volume de água acumulada como um dos fatores determinantes do problema.

Atualmente, o manancial encontra-se com 74 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 23,79% de sua capacidade total de 311 milhões.