Do Diario de PE

O Ministério Público de São Paulo abriu, nesta segunda, um inquérito contra candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) para apurar supostas irregularidades nos decretos que levaram a desapropriação de terrenos envolvendo os familiares do ex-governador de SP.

O promotor Marcelo Milani deu um prazo de 20 dias para que Alckmin, o sobrinho e a concessionária se manifestem sobre as acusações.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o tucano realizou duas desapropriações em 2013 e 2014, no terceiro de seus quatros mandatos do comando do Executivo paulista, que atingiram propriedades de Othon Cesar Ribeiro, seu sobrinho, na cidade de São Roque. Eles teriam recebido, pelo menos, R$ 3,8 milhões de processos judiciais.

A CCR Via Oeste, que é concessionária da rodovia, e a agência de transportes do estado, a Artesp, confirmaram a alteração que estabeleceu um novo trajeto em relação à proposta inicial.

Por meio de nota, divulgada pela assessoria, Alckmin afirmou que não interferiu no traçado do contorno de São Roque, além de que é ‘descabida e ofende o bom senso’ a ideia de que o processo de desapropriação foi conduzido ‘apenas para beneficiar parentes do ex-governador’.