augustoEm breve, todas as indústrias de bebidas situadas em Pernambuco deverão adequar as embalagens dos produtos para estampar imagens de acidentes de trânsito como alerta para a perigosa mistura entre álcool e direção. A ideia nasceu com o Projeto de Lei 442/2015 do deputado serra-talhadense, Augusto César (PTB), apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e que vem ganhando destaque positivo em todo o Estado pela intenção inovadora. Em conversa com o FAROL DE NOTICIAS, por telefone, o deputado explicou que o procedimento é semelhante à ideia já empregada nas carteiras de cigarro.

“Assim como há mensagens em embalagens de cigarros, inclusive com imagens, alertando sobre os malefícios do tabaco, esta lei tem o mesmo objetivo com relação ao uso excessivo do álcool. Muita gente vai para um bar ou festa e exagera no consumo da bebida e chega em casa, quando chega, e bate em filho e mulher, enfim; o noticiário está cheio de exemplos como este. Queremos alertar com relação a isso. Este projeto, que em breve se tornará lei, é educativo. A proposta é exibir, por exemplo, imagens de acidentes automobilísticos provocados pelo uso do álcool. Queremos alertar com relação a irresponsabilidade. Agora, só será válido para os produtos fabricados em Pernambuco”, detalhou.

Quando aprovado, a lei diz, no seu artigo 1º, que as indústrias de bebidas alcoólicas com sede em Pernambuco deverão, em um prazo de 180 dias, após a aprovação do projeto, colocar em todas as embalagens dos produtos fabricados ou engarrafados, imagens de acidentes alertando os perigos da mistura do álcool e direção.