A autoria do projeto é do deputado Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe, que busca reconhecer a contribuição da artista maranhense à cultura pernambucana, além do vínculo afetivo que ela desenvolveu com o público local, nas sucessivas apresentações no estado.
O projeto foi aprovado por unanimidade. “A influência da música de Alcione foi sentida por nós nas comunidades do Recife, nos morros, nos altos de Casa Amarela, onde era muito forte o samba, nas escolas Gigantes do Samba, Galeria do Ritmo, da (agremiação) Estudantes de São José. O povo de Pernambuco reconhece essa contribuição”, afirmou o deputado Eriberto Medeiros, após estar concluída a votação.
Ao saber do resultado da votação, a cantora Alcione se afirmou “muito feliz e honrada” em saber que será cidadã de Pernambuco. “Sempre me considerei (pernambucana) de coração, porque esse Estado sempre teve grande importância na minha vida e carreira. Feliz em saber que o público que sempre me prestigiou agora será meu conterrâneo! Obrigada, Pernambuco!”, declarou a artista.
PERFIL – A cantora Alcione Dias Nazareth, também conhecida como Marrom, nasceu em São Luís do Maranhão; ela realizou sua primeira apresentação aos 12 anos de idade. Atualmente já conta com mais de 45 anos de carreira na música, sendo considerada a “Rainha do Samba”, tendo se apresentado nos principais palcos do Brasil e até mesmo do mundo.