Casos positivos de Covid-19 'pipocam' em ST

Foto: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 13h55 desta terça-feira 922)

Alguns países começam a registrar um aumento dos casos de Covid-19, há o exemplo da China que registrou neste domingo (20/11), uma morte pela doença, em seis meses, após a última morte confirmada em 26 de maio, em Xangai [relembre aqui].

Ao caminhar pelo Centro de Serra Talhada, ou ter contato com familiares, amigos e vizinhos, é possível perceber que há bastante pessoas com sintomas gripais na cidade. Nesta terça-feira (22), o Farol de Notícias foi até o Centro de Testagens José Paulo Terto, no Centro de ST, conversou com Larissa Guerra, bióloga responsável pelas testagens, que confirmou o crescimento dos casos na capital do xaxado. 

Larissa Guerra contou que o Laboratório José Paulo Terto trabalha com demanda espontânea, que as pessoas que estiverem apresentando sintomas da Covid, a partir do terceiro ao oitavo dia, podem ir para realizar o exame. Ela destacou que não há necessidade de requisição médica. Também informou que, hoje, no município, o laboratório é o único ponto de testagem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação ao aumento de casos da doença no município, a bióloga relatou que foi percebido a partir da quarta-feira (16), e fez uma breve comparação com mês de outubro, e do período de pico da doença no município em junho. 

Casos positivos de Covid-19 'pipocam' em ST“A gente começou a observar um aumento no dia 16, mas não é um aumento tão expressivo, se a gente comparar ao que a gente viveu em junho, quando teve o último surto. A gente estava fazendo uma média de 200 testes diários; uma média de 150, 160 positivos. Hoje, o cenário é diferente, a média é de 103, 105 testes por dia, e a gente não está limitando, então é um número real; porque em junho a gente limitou o número de testagens por conta do Recursos Humanos”, destacou Larissa Guerra, acrescentando: 

“Hoje, a gente tem uma média de 15 positivos por dia. A gente teve um aumento no número de casos porque houve um aumento no número de testagens. No mês passado, a gente estava fazendo uma média diária de 30 testes por dia, com um pico maior na segunda-feira, porque era um dia de cirurgias eletivas. Os positivos no mês passado foram uma média de três por dia”. O relato feito pela bióloga revela um aumento diário em torno de 400%.

SINTOMAS

Larissa Guerra enfatizou que os sintomas mais recorrentes nas pessoas que estão positivando são: tosse, dor de garganta, febre, espirros, coriza, congestão nasal, cefaléia. Sendo o público na faixa de 20 a 30 anos o que mais testa positivo para a doença. Ela relaciona o aumento expressivo da procura pelo teste da Covid às viroses que estão circulando na cidade.