Um forte terremoto foi registrado nesta sexta-feira na costa sul da ilha de Java, na Indonésia, anunciou a agência nacional de catástrofes naturais, que emitiu um alerta de tsunami.
O terremoto de 6,8 graus aconteceu a 147 km de Labuan (sudoeste da ilha de Java), a uma profundidade de 42 km, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A agência nacional indonésia de catástrofes naturais informou em um primeiro momento que o terremoto atingiu 7,4 graus de magnitude, a uma profundidade de 10 quilômetros.
“Há algumas áreas em risco de uma séria ameaça de um tsunami que pode chegar a três metros”, disse o representante da agência, Rahmat Triyono
Moradores de Jacarta fugiram de suas casas após o tremor.
A Indonésia, arquipélago de 17.000 ilhas formado pela convergência de três grandes placas tectônicas (indo-pacífica, australiana e euroasiática), fica no Anel de Fogo do Pacífico, região de forte atividade sísmica.
No ano passado, um terremoto de 7,5 graus e um tsunami em Palu, nas ilhas Celebes, deixaram mais de 2.200 mortos e milhares de desaparecidos.
Em 26 de dezembro de 2004, um violento terremoto de 9,1 graus abalou a província de Aceh, no extremo oeste da Indonésia, e provocou um tsunami em todo o Pacífico que deixou mais de 170.000 mortos.