Créditos da foto: Folha de Pernambuco

A deputada Terezinha Nunes, do PSDB, apresentou, nesta terça (19 de novembro), relatório apontando problemas na Universidade de Pernambuco (UPE). Ela participou de Congresso de Estudantes em Nazaré da Mata, na condição de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe.

A parlamentar destacou a iniciativa do Governo do Estado em interiorizar a instituição de ensino, ressaltou a importância da implementação da gratuidade, mas alertou que a expansão, em alguns casos, tem trazido problemas.

Terezinha Nunes apontou sinais de evasão escolar diante das dificuldades dos alunos em continuar estudando. Ela informou que faltam 410 professores em todas as unidades e que é necessário concurso.

A deputada disse que há um grande número de educadores em contratos temporários com baixos salários. A tucana listou, ainda, problemas de instalações físicas em Arcoverde, Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru e Palmares.

Ela também cobrou a instalação de hospitais universitários de Serra Talhada e Garanhuns e melhorias para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, e Clínica de Odontologia para os estudantes de Arcoverde.

Terezinha Nunes alertou, ainda, para questões de segurança em várias unidades. Ela pediu ações que garantam transporte, alojamentos, restaurantes e bibliotecas para os estudantes. //

Em aparte, os deputado Ângelo Ferreira, do PSB, Maviael Cavalcanti, do Democratas, Daniel Coelho, do PSDB, Teresa Leitão, do PT, Tony Gel, do PMDB, José Humberto Cavalcanti, do PTB, e Waldemar Borges, do PSB, comentaram o pronunciamento da deputada tucana.

(Alepe)