santa cruzUm possível surto de meningite está apavorando moradores de Santa Cruz da Baixa Verde, a 25 quilômetros de Serra Talhada. Pelo menos cinco casos estão sendo considerados como suspeitos, um deles culminou com a morte de uma agricultora que chegou a ser levada para o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), na última segunda-feira (30). A paciente chegou a ser removida para o Recife, mas não resistiu e morreu durante o trajeto.

“Os casos aconteceram nos sítios Serra Baixa, Medeia e Mundo Novo. Uma das família que teve o caso confirmado pelo próprio médico, teve que abandonar a residência e se encontra morando na zona urbana. Os casos da doença estão deixando todos preocupados porque a meningite é contagiosa e mata”, disse a dona de casa Jane Adilene Nunes de Lima, 31 anos, que mora em Serra Talhada, mas tem parentes residindo em Santa Cruz da Baixa Verde.

“Eu quero saber se vão esperar morrer mais pessoas para que as providências sejam tomadas. É preciso identificar o foco desta doença e imunizar as pessoas. Isto pode se alastrar”, alertou Jane Nunes. Segundo ela, a construção de inúmeras cisternas sem o devido tratamento da água pode ter provocado o suposto surto.

AÇÃO EMERGENCIAL

A reportagem do FAROL conversou com o diretor da XI Gerência Regional de Saúde ( Geres), Clóvis Carvalho, que assegurou que todas as providências já estavam sendo tomadas. Segundo Carvalho, por enquanto os casos notificados estão sob investigação. Inclusive a morte da agricultora.

“Estamos aguardando o resultado do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) para confirmar se a morte foi causada pela meningite. Entretanto, realizamos o bloqueio da área e a profilaxia das pessoas com tratamento de antibióticos. Estamos alertas”, disse Clóvis Carvalho, fazendo questão de evidenciar que não se trata de uma epidemia. “Não tem epidemia. São casos isolados”, reforçou.

O QUE É MENINGITE

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A meningite é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa.

A meningite pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo portanto, resistência à meningite.

As crianças de 6 meses a um ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. A meningite é uma doença grave e devemos estar alertas para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar sequelas para o doente. Qualquer caso de meningite precisa ser comunicado às autoridades sanitárias, pelo médico ou pelo hospital onde o paciente está sendo tratado.