Centenas de crianças com menos de dois anos de idade estão fora do Programa Leite de Todos e não irão receber mais a cota de sete litros de leite por semana do Governo do Estado. A informação foi repassada nesta quarta-feira (5) pela gerente de Programas Especiais da Secretaria de Agricultura, Edivânia Vidal, durante reunião com presidentes de associações comunitárias de Serra Talhada.

A medida governamental provocou reação de algumas mães que tinham no leite um alimento de reforço aos seus filhos. “Não entendi porque tomaram esta atitude. Se tirar leite de criança?”, questionou a dona de casa Maria Aparecida da Silva. A decisão também não recebeu a aprovação do núcleo da Pastoral da Criança em Serra Talhada. “Foi muito triste receber esta notícia. Esta medida vai deixar muitas crianças desassistidas e não concordo com isto. Muitas crianças sobrevivem com este leite”, disse Maria Aparecida Nogueira, coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia do Rosário.

Em Serra Talhada, o programa é monitorado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que fez questão de reforçar que foi uma atitude isolada do governo. “Durante a reunião, a própria gerente do programa (Edivânia Vidal) fez questão de dizer que os insatisfeitos deveriam se reportar a ela”, disse Cícero Lopes, secretário executivo de Desenvolvimento Social. Apesar dos cortes, Lopes declarou que não haverá prejuízos para as famílias. “Na realidade o programa foi ampliado às crianças até sete anos de idade. Já os menores de dois anos serão incluídos no programa Brasil Carinhoso”, resumiu Cícero Lopes.