Publicado às 14h37 desta sexta-feira (23)

Devido a alta demanda de internamentos graves pelo novo coronavírus em todo o país, os hospitais que atuam no tratamento para Covid-19 em Serra Talhada começam a enfrentar dificuldades na aquisição de medicamentos específicos para o atendimento Covid, o que afeta também protocolos de intubações em UTI. O HEC (Hospital Eduardo Campos), referência na cidade na prestação deste serviço, vem sendo obrigado a alterar procedimentos devido a ausência de medicamentos específicos no mercado nacional.

O Farol entrou em contato, nesta sexta-feira (23), com a unidade de saúde, que confirmou a situação. O HEC pondera, contudo, que tem enfrentado essas dificuldades com o uso de outros tipos de medicamentos. “Apesar da dificuldade na aquisição das medicações, o Hospital Eduardo Campos tem feito alterações de protocolo, incluindo a substituição por drogas compatíveis, além de cotações diárias para a compra das medicações. A gestão do HEC não tem medido esforços para garantir a oferta de atendimento de qualidade para todos os seus pacientes”, informou o hospital, por meio de sua assessoria.

PROTOCOLO ALTERADO, MAS ATENDIMENTO MANTIDO

Apesar das dificuldades na aquisição de novos medicamentos, o HEC busca tranquilizar dizendo que ainda vem conseguindo garantir o atendimento de forma satisfatória. “O protocolo foi alterado para o uso de outras drogas disponíveis. Sem afetar a saúde dos pacientes”, informou a assessora de imprensa do hospital, Vanessa Santos. “Algumas medicações estão sendo substituídas. Com a alta demanda [de internamentos] está tendo essa dificuldade na aquisição [de medicamentos]. Mas sempre que há uma disponibilidade, o hospital vai repondo o estoque. É recente [esse problema]. Estamos com uma crescente procura [por leitos]. Mas friso: existem outras alternativas para o tratamento do paciente, que já estão sendo realizadas”.