Publicado às 17h15 desta quarta-feira (5) – Atualizado às 18h

Devido uma infestação de piolho de galinha, comumente conhecida como “pixilinga”, estudantes da escola João Nunes de Barros, na comunidade do Riacho do Bode, zona rural de Serra Talhada, estão perdendo aulas. Moradores indignados entraram em contato com o Farol, nesta quarta-feira (5), cobrando uma ação urgente da Secretaria Municipal de Educação.

As mães relataram que o avanço da praga foi informado à Prefeitura, que garantiu aos moradores enviar uma equipe para a dedetização do local, mas até agora ninguém se prontificou. Enquanto isso aulas estão suspensas para um grupo de alunos. Eles estão prejudicados há quase 15 dias, lamenta a população. “Eu me chamo Priscila. Sou da zona rural. Gostaria de saber se tem como fazer uma queixa da escola João Nunes de Barros. Fazem quase 15 dias que os alunos estão sem aula por causa de uma infestação de pixilinga. A Prefeitura fala que vai dedetizar e até agora nada”, alertou a mãe.

“O mais interessante é que lá só tem duas salas. As turmas são multidisciplinares e só uma das turmas está sem aula. A do pré, do 1º e 2º ano estão tendo aula. Só a do 3º, 4º e 5º anos não estão. A escola é aqui no Riacho do Bode. Meu filho chegou uns dias atrás todo encalombado [devido as picadas]. Dias depois a professora falou que estava infestado de pixilinga. Agora vai entrando o feriado e serão mais dias que os alunos ficarão sem aula. A Secretaria informou que viria fazer a dedetização na quarta (29) e que só haveria aula na sexta (30), mas não vieram”, detalhou a moradora Priscila.

O QUE DIZ A PREFEITURA?

A reportagem do Farol acionou, nesta quarta-feira (5), tanto o secretário de Educação, Erivonaldo Alves, como a assessoria de comunicação da Prefeitura, para comentar o caso e dar alguma resposta à população. Erivonaldo disse que não iria se pronunciar. Já a assessoria de comunicação confirmou o recebimento da denúncia, mas não se prontificou a enviar qualquer resposta até o fechamento da edição [17h40].