Meio ambiente em ST: Ambientalista e secretário divergem

Fotos cedidas ao Farol de Notícias / Arquivo Farol

Publicado às 06h13 desta terça-feira (6)

Mudanças climáticas e preocupação global com o meio ambiente são os principais motes dos debates das causas ambientais na atualidade. Neste dia 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Farol de Notícias ouviu duas autoridades no assunto em Serra Talhada.

O ambientalista Bonzinho Magalhães, há décadas estuda e reflete sobre o impacto do homem no meio ambiente e a proteção da caatinga. Segundo ele, ainda há muito a se fazer na cidade, principalmente em relação aos bons exemplos de preservação e a educação ambiental.

“Eu continuo na mesma opinião, Serra Talhada não tem nada a comemorar com relação ao Meio Ambiente. O que eu vejo que podemos comemorar hoje é o açude do Borborema que estava comprometido com o sangradouro tapado e nós fomos procuramos pelo Gabinete de Crise da governadora Raquel Lyra e conseguimos falar com a Defesa Civil do estado sobre esse caso, que acionou a Defesa Civil de Serra Talhada para desobstruírem, estava quase um metro acima do nível”, comentou o ambientalista, continuando:

Meio ambiente em ST: Ambientalista e secretário divergem

“O DNIT em vez de barragem colocou Lagoa do Borborema, então não consta no sistema como barragem. Eu fiz a orientação e lá eles foram desobstruir o sangrador entupido. Eu vou mentir isso me doeu tanto que eu fiz um poema (leia abaixo). Na realidade local nós não temos nada a comemorar, planta um ipê, o ipê morre. Nós precisamos de educação ambiental, um tratamento respeitoso e de boas maneiras, um respeito à natureza”.

AVANÇOS SEGUNDO A SEMMA

Já para a Secretaria de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues, só o fato das políticas locais se inserirem ativamente no debate e estimularem a criação de pastas municipais já é um avanço.

Em conversa com Sinézio Rodrigues, ele destacou as políticas de planos municipais para educação ambiental e demais ações governamentais.

Meio ambiente em ST: Ambientalista e secretário divergem

“Os desafios na política ambiental são enormes e há pouco tempo não havia nenhuma discussão sobre a política ambiental e a questão global. Aqui no município Serra Talhada já existe uma Secretaria que trabalha a política ambiental desde 2013. Nós conseguimos aprovar na Câmara dos Vereadores o plano de educação ambiental que é destaque para a região, em parceria com a universidade tem monitores ambientais trabalhando 4 horas por dia no porta a porta. Nós temos ampliado bastante essa discussão e avançado em parceria com as escolas, com associações”, comentou o secretário, finalizando:

“O governo municipal atual tem dado um plus nessa área de educação ambiental, como também nós temos toda uma programação para o Junho Verde. Construímos o nosso plano de ação climática, temos o plano de coleta seletiva e instituímos  a coleta seletiva no município. Criamos diversas áreas verdes, a exemplo do memorial do Covid, o Parque dos Ipês. Plantamos quase 1500 árvores nos últimos 2 anos queremos chegar ao final deste ano com 2 mil árvores plantadas”.

Meio ambiente em ST: Ambientalista e secretário divergem

BORBOREMA ESBORDADO

BONZINHO MAGALHÃES

AÇUDE DA BORBOREMA PERIGO A VISTA

NA BR 232 SEGUINDO NA PISTA

RISCO A SAÚDE NO CARTÃO POSTAL

DEJETOS DO LESTE DE ENTULHO FECAL

 

BARONESA AUXILIA NA VIDA AQUÁTICA

CANGACEIRO RELUZ USANDO A NAÚTICA

ODOR CAMUFLADO PODE DETONAR

MUDANÇA CLIMÁTICA VAI DESARMAR

 

SANGRADOURO ENTUPIDO REPRESA CRESCE

PRESSÃO DA ÁGUA PAJEÚ OBEDECE

LEITO NATURAL PODE SER PERCORRIDO

LEVANDO OS PERTENCES DO POVO SOFRIDO

 

ERRO DANOSO E TEMPO PERDIDO

RIO SEM SOLO SEU CORPO DESPIDO

PODER PÚBLICO TEM PRIORIDADES

ARQUITETA BELEZA CÊNICA NA SUA CIDADE

 

BARRAGEM DA NASCENTE SANGRA O BORBOREMA ESTOURA

BELEZA CÊNICA PODE IR EMBORA

POR ISSO PREFEITA A REALEZA INCORPORA

A NATUREZA TRATADA POR TODOS E, A SENHORA

 

RIACHO RURAL TEM TACANISSO

SANGRADOURO ENTUPIDO É DESPERDÍCIO

DO LADO DE BAIXO ALGUÉM ESTÁ BEBENDO

HORA DO ESTOURO SÓ DEUS ESTÁ SABENDO