Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 05h20 deste sábado (27)

Como a sua árvore genealógica pode te ajudar a prevenir e combater o câncer? Um debate embasado em novos estudos da Psicogenealogia promovido pelo grupo de apoio a pessoas com câncer, Amparo Amigo, em alusão ao Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata. Na noite dessa quinta-feira (25) a palestra “O Câncer e a relação com sua história” foi realizada no auditório da Pousada Sagrada Família. Uma fala motivadora e contundente para entender melhor como as famílias serra-talhadenses podem compreender melhor a doença.

Marleide Falcão é psicogenealogista, Coach, Terapeuta Sistêmica Integrativa e facilitadora de cursos na área de PNL, Coach e Eneagrama, e ao longo da noite elucidou sobre como a nova proposta auxilia pacientes com câncer e suas famílias a passar pela doença com menos angústia e sofrimento possível. Em suas pesquisas, a palestrante destacou que seu método a partir do genossociograma, que é uma proposta de análise da árvore genealógica, que tem ajudado pessoas.do mundo inteiro a descobrir traumas e dores psicológicas familiares em um despertar para a consciência que influencia no tratamento do câncer.

Diversos empresários e profissionais de Serra Talhada compareceram à ação com a expectativa de levar o debate da prevenção ao câncer para suas famílias, negócios e seus colaboradores. Em entrevista a reportagem do Farol de Notícias, Marleide Falcão, contou como suas experiências pessoais também fizeram parte da sua formação profissional na área da psicogenealogia.

“A Psicogenealogia não tem a intenção de substituir a Medicina tradicional, ao contrário é uma forma de colaborar com o tratamento ao câncer. Mas trabalha em cima de traumas e o que é repetido, uma vó que teve um câncer, depois uma mãe e a filha. É uma repetição na árvore familiar. Eu fui uma das primeiras coordenadoras da Fundação Alice Figueira e desde 1998 faço trabalho voluntário na área de câncer, minha mãe faleceu de câncer há exatos quatro anos e eu conheço Lucimere e Dra. Edilsa também já há alguns anos e quando vi o trabalho delas eu disse que queria ministrar uma palestra para que elas pudessem captar recurso e trazer um outro entendimento sobre a doença”, apontou Falcão.

LIVROS

Marleide Falcão também disponibilizou dois livros sobre Constelações Sistêmicas em que trabalhou como co-autora para venda durante a noite. O valor arrecadado será destinado para o Amparo Amigo de Serra Talhada. Além de histórias emocionantes sobre o período que trabalhou no Imip e ouviu cerva de 3 mil crianças em tratamento de câncer e percebeu padrões psicogenealógicos similares em muitos casos.

“Quando uma pessoa tem um câncer e atua com inflexibilidade é muito difícil o tratamento. Como você vai se abrir para entender a doença? Você estará combatendo a doença ou alguma raiva inconsciente? Quando alguém está com câncer, não é só ele ou ela, mas a família também está junto. A pessoa não adoece sozinha. E o câncer tem a ver como a nossa força de dar vazão a ela ou não”, refletiu a pesquisadora.

O Amparo Amigo atualmente atende cerca de 32 pessoas em tratamento de algum tipo de câncer. Destas, 19 são mulheres, 10 são homens e 3 crianças. O tipo de câncer mais comum está o de Mama e de Colo de Útero. A próxima ação do Novembro Azul do Amparo Amigo será no dia 28/11 a partir das 19h30, um Varal Solidário, para arrecadar roupas masculinas e a venda de lanches. Todo o valor investido será destinado para o apoio aos pacientes assistido pelo grupo.